Talento Rosa

Introdução

Todos os anos o Hospital de Amor promove diferentes ações no mês de outubro voltadas para a Campanha Mundial de Prevenção em Câncer de Mama, conhecida como Outubro Rosa.Nesse contexto, o NEC-Núcleo de Educação realiza desde 2013 o projeto “Talento Rosa”, que visa motivar crianças e adolescentes em ambientes escolares a refletirem sobre o câncer de mama e suas formas de prevenção, assim como, estimularem as mulheres de seu convívio a realizarem o exame de mamografia. Este projeto que é desenvolvido utilizando-se de formas lúdicas e artísticas, atualmente conta com as parcerias das Secretarias Municipais de Educação, Diretorias de Ensino e Rede de Ensino Privado de Barretos e Região.

 

 

Objetivo

Estimular nos alunos através de ações socioeducativas a cultura do autocuidado, qualidade de vida e de prevenção primária e secundária do Câncer de Mama, bem como estimular as mulheres de seu convívio a realizarem exames de prevenção.

 

Metodologia

O projeto inicia-se através de uma capacitação aos educadores da comunidade escolar de Barretos e região sobre a prevenção do Câncer de Mama e as orientações sobre como deve ser desenvolvida em sala de aula. Como culminância do projeto os alunos são estimulados a realizarem produções artísticas de acordo com os ciclos escolares sendo eles: 

  • Educação infantil – Cartazes
  • Ensino Fundamental I - Desenhos
  • Ensino Fundamental II - Frases
  • Ensino Médio – Vídeos

 

Cada sala de aula elege um (cartaz, desenho, frase ou vídeo) que representará a reflexão da turma e o material é exposto no Prédio da Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos e também no site do hospital.

A comunidade escolar de Barretos participa ativamente desta campanha atuando na decoração das escolas, desenvolvendo paródia sobre o tema, passeatas de conscientização, distribuição de informativos para população, entre outras ações.

 

Resultados

Em sua última edição, no ano de 2018, o projeto Talento Rosa contou com a participação de 80 Instituições, nas quais foram produzidos 50 vídeos, 177 frases, 336 desenhos e 152 cartazes, totalizando 715 produções.