Núcleo de Educação em Câncer

A ideia de um projeto em educação surgiu mediante a intenção de aproximar o público em geral do conhecimento produzido no Hospital de Amor, dando início às atividades do então chamado Núcleo de Educação em Câncer (NEC), a partir de 2012.

 
A Missão do NEC é:

Promover de forma Humanizada parcerias por meio de projetos de extensão que estimulem a interação entre o conhecimento produzido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Barretos e as necessidades e/ou demandas da comunidade em suas diversas instâncias.

Baseia-se na visão de orientar para a Educação em Saúde e Câncer com o intuito promover qualidade de vida, promoção de saúde, prevenção primária e secundária em câncer, diminuindo sua incidência, assim como, aumentando a sua detecção precocemente.

Os projetos do NEC estão centrados nas áreas de educação em saúde e câncer, difusão de conhecimentos e popularização da ciência, tendo como objetivos:

  • Promover a Educação em Saúde e Câncer junto a população;
  • Estimular a inserção da cultura do autocuidado e hábitos saudáveis de vida;
  • Informar a população e favorecer o diagnóstico precoce em câncer;
  • Capacitar profissionais das áreas de educação e saúde com foco em educação em saúde e câncer;
  • Estimular o interesse pela medicina e pela pesquisa.

O desenvolvimento dos projetos do NEC centrou-se, primeiramente, em iniciativas locais, estruturadas por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação. Ao longo dos anos ampliou o seu escopo de atuação, passando a integrar outros setores, expandindo o alcance de algumas ações educativas para a região e depois para o Estado de São Paulo, e diversificando estratégias e parcerias.

 

 

 

Ao mesmo tempo, para a equipe do NEC foi se tornando clara a necessidade de sistematizar e aprofundar o conhecimento produzido nas ações educativas, levantando elementos capazes de embasar uma prática educativa sobre câncer. De quatro projetos iniciais, em 2012, chegou-se a 22 projetos no ano de 2018, incluindo como público-alvo principalmente crianças e jovens (47%), 

profissionais de saúde (37%), e adultos leigos (16%).

 

 

 

Seguem abaixo os principais projetos desenvolvidos atualmente pelo NEC: