Sarcoma de Partes Moles

O que é sarcoma de partes moles?

Os sarcomas de partes moles são tumores malignos que têm origem em tecidos como os músculos e gordura. A grande maioria cresce e se desenvolve nos membros, porém podem acometer qualquer parte do corpo, desde cabeça e pescoço até tronco e órgãos internos.

Quais são os fatores de risco?

Existem poucos fatores de risco bem definidos e há raros fatores ambientais associados a esses tumores.
Alguns tipos podem:
- ter ligação genética bem definida, por exemplo, a associação entre doenças raras como a síndrome de Neurofibromatose e do Tumor de Bainha de Nervo Periférico;
- ser casos de mutação no gene p53 e síndrome de Li-Fraumeni.

Quais são os sinais e sintomas?

Quando esses tumores crescem nos membros a pessoa nota o crescimento progressivo no volume do membro ou de parte dele. Geralmente são indolores até atingir grandes tamanhos e provocar acometimento sensitivo ou motor. Como geralmente crescem de forma muito lenta, na maioria das vezes, o paciente demora para procurar ajuda médica.

Como prevenir este tipo de câncer?

A melhor forma é a prevenção secundária, ou seja, quando ocorrer o surgimento dos sintomas, a busca pelo diagnóstico deve ser breve, procure um médico.

Como é o tratamento?

O tratamento é baseado no tripé CIRURGIA, RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA, a depender de cada caso. Em geral consiste na ressecção do tumor com margens de segurança. A radioterapia atua de forma a reduzir a chance de reincidência da doença. Já a quimioterapia é geralmente utilizada para casos de doença metastática (espalhada em outros órgãos).