Radioterapia

 

 

O que é Radioterapia?

Radioterapia, é uma especialidade médica focada no tratamento oncológico utilizando radiação ionizante. Há duas maneiras de utilizar radiação contra o Cancêr:
Radioterapia externa: utiliza uma fonte de radiação externa com isótopos radioativos (césio, cobalto) ou aceleradores lineares;
Braquiterapia: é o tratamento através de isótopos radioativos inseridos nos tecidos alvo dentro do corpo do paciente, onde a radiação é administrada

 

O Departamento de Radioterapia do Hospital de Amor de Barretos

O programa de Residência em Radioterapia do Hospital de Câncer de Barretos é reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) e Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT);

O objetivo do programa é proporcionar ao médico residente treinamento prático e teórico para o exercício da especialidade médica de rádio oncologia (radioterapia). É também objetivo do programa estimular o profissionalismo e comprometimento do médico com seus pacientes e colegas, alem do fomento às atividades de pesquisa e desenvolvimento no contexto de oncologia clínica. 

Considerando que a radio-oncologia é uma especialidade que envolve colaboração multiprofissional, durante todo o treinamento, o médico residente é estimulado a desenvolver ou aprimorar a capacidade de interação com outros especialistas e assumir as responsabilidades necessárias ao exercício de sua futura especialidade. Uma das grandes peculiaridades do hospital é a discussão da maioria dos casos em ambiente multidisciplinar junto aos outros especialistas propiciando uma abordagem integral ao paciente.

Envolvimento acadêmico e científico é fortemente recomendado em toda instituição e o residente deverá gradualmente envolver-se no desenvolvimento, manutenção e atualizações dos protocolos departamentais e projetos científicos.
 
Ao final do seu treinamento, conforme normas da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e da Associação Médica Brasileira (AMB) o médico é submetido à avaliação nacional para obtenção do Título de Especialista em Radioterapia.
Preocupado também com esta etapa da formação profissional, o residente será periodicamente submetido a avaliações teóricas e práticas durante sua formação.

 

 

Infra-estrutura do Departamento

• 6 aceleradores lineares no total e dentre estes:

◦ 1 acelerador linear com localização por cone beam (IGRT), com colimadores multi-leaf com capacidade para a execução de tratamentos com radioterapia modulada e com capacidade para a execução de tratamentos com técnicas de radiocirurgia de crânio e radiocirurgia corpórea (SBRT).

◦ 4 aceleradores lineares com colimadores multi-leaf com capacidade para a execução de tratamentos com radioterapia modulada com IMRT estático e/ou arco volumétrico, dois destes com feixe de elétrons.

◦ 1 acelerador linear com fótons e colimação com blocos e micro multi-leaf utilizado em radiocirurgia.

• 1 aparelho de braquiterapia de alta taxa de dose com infra-estrutura suficiente para a realização de braquiterapia ginecológica, de próstata e pele, ambos os tratamentos implementados no serviços.

• 2 simuladores para radioterapia com Tomógrafo dedicado, incluindo a aquisição de tomografia 4D, com estudo de movimento dos órgãos e tumores que sofrem a influência do ciclo respiratório.

• PET-CT para simulação em situações específicas (não dedicado).

O Departamento realiza procedimentos de radioterapia convencional, radioterapia conformacional, braquiterapia ginecológica, prostática e de pele, radiocirurgia intracraniana e radioterapia estereotáxica fracionada, Radioterapia de Intensidade modulada (IMRT – “Intensity Modulated Radiation Therapy”) e VMAT - “IMRT dinâmico” – e SBRT (Radiocirurgia extra-craniana).

 

Corpo Clínico do Departamento de Radioterapia

O serviço de radioterapia do Hospital de Amor de Barretos conta com 12 médicos radio-oncologistas (todos membros da Sociedade Brasileira de Radioterapia) trabalhando em regime de dedicação exclusiva e estão divididos em sub-departamentos de dedicação para o atendimento dos pacientes no contexto da sub-especialização, as quais contemplam os seguintes grupos de atendimento:
• Mastologia e Sistema Nervoso Central/Radiocirurgia de Crânio
• Urologia e Oncologia Pediátrica
• Cabeça e Pescoço e Tórax
• Ginecologia e Hematologia
• Aparelho Digestivo

Duração do programa?
03 anos


Pré-Requisito
Acesso Direto

Vagas: 03