Entrar


Entrar

Efeitos Colaterais - Apetite

A quantidade e a intensidade dos remédios no seu corpo podem alterar o seu apetite. Muito desses sintomas podem estar relacionados com a náusea, problemas no trato digestivo e a sua garganta, tornando as atividades alimentares difíceis. Os medicamentos que você irá ingerir podem retirar a sua vontade de comer, fazer você se sentir depressivo e cansado. Essas sensações podem durar por dias, meses ou anos.
 
É importante alimentar-se bem mesmo quando você não tiver apetite, pois uma boa alimentação fornece proteínas, vitaminas e calorias que são importantes para manter o seu corpo longe da infecção. A falta de uma boa alimentação pode levá-lo a fraqueza, perda de peso e fadiga. Em alguns casos específicos, tratamentos de câncer podem causar ganho de peso ou aumento do apetite.
 
Dicas para ajudar a sua alimentação durante a quimioterapia
 
Horários para as refeições:
 
A quimioterapia pode deixá-lo sem fome, sem apetite, mas, ainda assim, é necessário comer. Para não pular refeições, estabeleça horários fixos de suas refeições e procure não descumpri-las.
 
Pequenas refeições:
 
Escolha realizar 5 a 6 pequenas refeições ao dia ao invés de três grandes refeições. Ao fazê-las, escolha comidas e bebidas com muitas calorias e proteínas.
 
Líquidos:
 
Beber milkshake, suco, sopa e outros tipos de líquidos, pode funcionar se você não se sentir bem comendo comidas sólidas. Esses alimentos também podem fornecer proteínas, vitaminas e calorias necessárias para o seu corpo.
 
Mudança na rotina alimentar
 
É interessante variar sempre: coma fora de sua casa, coma em cômodos diferentes, sozinho, acompanhado, assistindo televisão, comer ouvindo rádio, experimentar uma nova dieta, novos alimentos ou recipientes diferentes para comer.
 
Use garfos e colheres de plástico
 
Alguns tipos de quimioterapia podem gerar gosto de metal na boca. Comer com talheres de plástico ajuda a diminuir essa sensação, assim como cozinhar em recipientes de vidros também.
 
Abrindo o apetite
 
É interessante fazer algum tipo de atividade física antes do seu horário de almoço, como realizar alguma caminhada. Seja cuidadoso para não enganar seu apetite tomando muito líquido antes ou durante as refeições.
 
Fale com doutores, enfermeiras ou nutricionistas.
 
É interessante conversar com os médicos, enfermeiros ou nutricionistas para checar se é necessário tomar algum suplemento (vitaminas, nutrientes e proteínas). Se você não conseguir se alimentar por muito tempo e estiver perdendo peso, é necessário tomar suplementos para aumentar o apetite ou, em casos mais severos, receber nutriente através de um tubo.

Saiba mais:

Voltar para Quimioterapia e os Efeitos Colaterais

Anemia 

Constipação

Diarréia 

Dor 

Fadiga 

Infecção

Infertilidade 

Mudanças de Apetite/ Hábitos alimentares

Mudanças na Boca e Garganta

Mudança na pele e nas unhas

Mudanças no Sistema Nervoso Central 

Mudanças no Sistemas Urinário

Mudanças Sexuais

Perda de Cabelo

Sangramento

Náusea e Vômito