Entrar


Entrar

Efeitos Colaterais - Infertilidade

A quimioterapia pode causar infertilidade para ambos os sexos. No caso das mulheres, a quimioterapia diminui os hormônios que produzem os óvulos saudáveis nos ovários. Essa queda nos hormônios pode levar a uma menopausa antecipada e, consequentemente, levar o paciente a infertilidade.
Nos homens, a quimioterapia pode afetar as células dos espermas, impedindo que eles cresçam e se dividam rapidamente, consequentemente,  reduzindo o número de espermatozóides. Você pode ou não se tornar infértil: tudo depende de qual tipo de quimioterapia você vai tomar, de sua idade ou outros problemas de saúde.
 
Mulheres
 
O que devo fazer caso eu ainda queira ter filhos?
 
Antes de começar a quimioterapia, pergunte ao seu médico quais são as maneiras de ficar grávida no futuro. Você ou o seu parceiro podem preservar os seus óvulos e espermatozóides, utilizando-os depois que o tratamento acabar com algum especialista em fertilidade.
 
Controle de natalidade
 
É muito importante que você não fique grávida durante a quimioterapia. O tratamento pode interferir no desenvolvimento do feto, especialmente nos primeiros três meses de gravidez. Se você ainda não enfrentou a menopausa, fale com seu médico sobre quais as melhores maneiras de manter um controle de natalidade e impedir a gravidez.
 
Gravidez
 
Se você ainda tem períodos menstruais ou tem dúvidas se você está grávida, você deve realizar um teste de gravidez antes de começar a quimioterapia. Se você estiver grávida, seu médico vai falar com você sobre as outras opções de tratamentos.
 
Homens
 
Caso você ainda queira ter um filho e esta para iniciar o tratamento de quimioterapia, fale com seu médico sobre as alternativas possíveis para ser pai no futuro. Há formas de preservar o esperma e utiliza-lo futuramente com um especialista em fertilidade.
 
Controle de natalidade
 
É muito importe que você não engravide ninguém durante o período de sua quimioterapia, pois o tratamento pode causar danos ao espermatozóide e gerar nascimentos defeituosos.
 

Saiba mais:

Voltar para Quimioterapia e os Efeitos Colaterais

Anemia 

Constipação

Diarréia 

Dor 

Fadiga 

Infecção

Infertilidade 

Mudanças de Apetite/ Hábitos alimentares

Mudanças na Boca e Garganta

Mudança na pele e nas unhas

Mudanças no Sistema Nervoso Central 

Mudanças no Sistemas Urinário

Mudanças Sexuais

Perda de Cabelo

Sangramento

Náusea e Vômito