Entrar


Entrar

Quimioterapia

O que é quimioterapia?

 Quimioterapia é uma das formas mais utilizadas para tratar pessoas com câncer. O quimioterápico (medicamento) usado na quimioterapia consiste em uma substância química que tem a capacidade de matar as células do câncer. A quimioterapia pode ser usada na forma de um medicamento misturado ao “soro” e então injetado na veia do paciente, ou em forma de comprimidos que são engolidos pelo paciente diariamente. Muitas vezes são utilizados mais de um tipo de quimioterápico para uma mesma quimioterapia. Isso é o que os médicos chamam de protocolo de tratamento. O protocolo vai dizer a quantidade de quimioterápico que deve ser usado, como eles devem ser combinados e em que momento devem ser aplicados.

Quando e para quem é indicada? 

 Nem todo paciente que tem câncer precisa receber quimioterapia. Muitos tipos de câncer são curados apenas com cirurgia ou radioterapia. Entretanto, quando o câncer é diagnosticado, vários fatores são analisados pelo oncologista para traçar um plano de tratamento que pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia, sozinhas ou em combinação. Quando existe um maior risco da doença voltar depois da cirurgia, pode ser necessário completar o tratamento com quimioterapia. Isso é chamado de quimioterapia adjuvante. Algumas vezes essa quimioterapia é realizada antes mesmo da cirurgia para melhorar os resultados, o que chamamos de quimioterapia neoadjuvante. Em alguns casos a doença é diagnosticada quando a cura não é mais possível, no entanto, podemos frear o avanço da doença com a quimioterapia e assim aumentar o tempo de vida do paciente. Neste caso, chamamos de quimioterapia paliativa.

Quais são os cuidados necessários durante o tratamento? 

 O principal cuidado é seguir estritamente as orientações do médico. Ele conhece os efeitos bons e ruins esperados para aquele tratamento e pode alertar o paciente sobre possíveis efeitos colaterais e o que fazer caso os tenha. De maneira geral, é importante que o paciente mantenha uma alimentação saudável e evite alimentos que tenham uma difícil digestão. Cada paciente já conhece aquilo que “não lhe cai bem” quando se alimenta e é bom evitá-los durante a quimioterapia. Também é importante que o paciente beba água suficiente, principalmente em dias quentes e secos. É recomendável andar sempre com uma garrafa de água e beber pelo menos 200 ml (um copo pequeno) a cada hora ou uma hora e meia. Caso tenha febre durante o tratamento, nunca deixe de procurar o médico dentro das 24 horas do início da febre.

 Quais são os efeitos colaterais?

 Apesar de apresentar cores diferentes quando vistas pelo paciente, não é a cor que determina o efeito do quimioterápico e, portanto, ele pode ter efeitos diversos a depender do paciente que está recebendo a medicação. Duas pessoas usando o mesmo tipo de quimioterapia podem também ter efeitos colaterais diferentes (o Sr. João passa mal, mas a dona Maria, não!). Os efeitos colaterais dependem muito das propriedades de cada medicamento. Entretanto, os efeitos colaterais mais encontrados são queda de cabelo, enjoos, vômitos, aftas, diarreia, perda do apetite, fraqueza, dor no corpo e febre com baixa da imunidade. Dependendo do quimioterápico usado, alguns desses efeitos podem ser mais fortes do que o outro ou até podem não existir para alguns pacientes.

Como amenizar os efeitos colaterais?

 Após o início do tratamento o médico perceberá como o paciente o tolerou e saberá usar medicações para amenizar os efeitos colaterais. Tentar manter a rotina de vida evitando esforços físicos exagerados pode ajudar a manter o bem-estar durante o tratamento. Realizar uma atividade física leve, pelo menos três vezes por semana sob orientação médica, tem se mostrado benéfico em alguns tipos de câncer. Nunca se esqueça de tirar todas as dúvidas sobre a doença com o médico. Isso ajuda a entender o que vem pela frente e contribui muito para a segurança e o bem-estar durante o tratamento.


Saiba mais:

    O que é a quimioterapia?/ Qual o seu objetivo?

    Como a quimioterapia pode ser aplicada?

    Como me sentirei durante o tratamento quimioterápico?

    Como e quais são os tipos de medicamentos existentes para o tratamento quimioterápico?

    Perguntas & Respostas sobre o Cateter totalmente implantável (Porth-a-Cath®)

    Perguntas e Respostas mais freqüentes sobre o funcionamento, reações, custos e resultados da quimioterapia.

    Quimioterapia e os efeitos colaterais