Entrar


Entrar

Pesquisa

O Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos conta com uma área dedicada exclusivamente a pesquisa. Além do trabalho pioneiro de assistencialismo realizado no Brasil, o departamento também é um dos poucos institutos a gerar conhecimento científico sobre o tema. Ao estimular a pesquisa, a instituição gera dados e conhecimentos que corroboram para melhorar o quadro brasileiro da prevenção de câncer.


A grande maioria das pesquisas realizadas no Hospital são relacionadas ao rastreamento populacional de câncer para criar conhecimento sobre diagnóstico e tratamento ao câncer do colo uterino, mama, próstata, pele e oral na região de Barretos. No entanto, há também os estudos da oncogenética, cuja atuação foca-se nos estudos dos traços hereditários de alguns tipos de cânceres na população.

Os estudos relacionados aos padrões do rastreamento, métodos de exames e forma eletiva dos pacientes são utilizados para mensurar e elevar os padrões de qualidade e adequar novas práticas em benefício do paciente.

Em sua grande maioria, os projetos de pesquisa são desenvolvidos e orientados pelo departamento de prevenção (mas também é possível realizar pesquisas com orientação de profissionais de outras instituições) para a iniciação científica, pós-graduação e doutorado. A produção científica de 2013 geraram 10 artigos acadêmicos e publicações, 07 projetos submetidos a instituições diversas e um prêmio.