PERCERIA BVS

Declaramos para os devidos fins que Martins Fideles do Santos Neto, Bibliotecário, funcionário da Biblioteca do Hospital de Câncer de Barretos, é o responsável técnico do Comitê Executivo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Prevenção e Controle de Câncer. O projeto é viabilizado pelo 4º Termo de Ajuste ao 54º Termo de Cooperação – Projeto Rede Câncer - Mais Impacto - entre Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes e Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
Para ter acesso a Publicações Científicas, Artigos, Teses e Dissertações, além de materiais audiovisuais, eventos e notícias sobre o tema.

A informação que você procura ao alcance de um clique!

Acesse nosso link:
http://controlecancer.bvs.br

A construção da Biblioteca Virtual Prevenção e Controle de Câncer é um projeto coordenado pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS)/ Organização Mundial da Saúde (OMS), sob a liderança do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).
 
A Biblioteca Virtual representa um modelo de cooperação técnica comprometida com a promoção da produção e da operação descentralizada de conhecimentos na área da prevenção e do controle do câncer. Tem como finalidade efetivar a expansão de informações disponíveis em texto completo e promover a geração de novas propostas de parceria, além de fortalecer a criação de redes para a gestão das informações geradas na área de Prevenção e Controle de Câncer.
 
A iniciativa possibilita a convergência da literatura científica, favorecendo a difusão do conhecimento técnico ao adotar uma abordagem multidisciplinar entre as áreas afins. Essa estratégia permite a reunião de boa parte dos materiais, nacionais e internacionais, produzidos sobre a temática, o que fortalece o compromisso social com a comunidade científica e propicia o acesso integral, universal e gratuito de todo o conhecimento gerado em suas bases de dados.
 
Devido à sua estrutura on-line e de fácil utilização, a Biblioteca facilita o amplo acesso à informação de modo mais rápido e automático. Sua eficiência e sua legibilidade trazem uma enorme contribuição à sociedade científica. Ela está pautada em uma relação de cooperação entre as Instituições parceiras, que são organizadas em um Comitê Consultivo, uma Secretaria Executiva e um Comitê Executivo, os quais são responsáveis pela gestão das informações inseridas. O grupo atuará de acordo com uma Matriz de Responsabilidades, ferramenta na qual serão contempladas as atividades de desenvolvimento e a divisão de tarefas, o que possibilita dinamizar a comunicação e ampliar as competências. Esses são fatores que permitem interação entre os pares.
 
A BVS Prevenção e Controle de Câncer atende a dois públicos alvos distintos: à população em geral e aos profissionais de saúde, que incluem o especialista da área de Medicina, Odontologia ou Enfermagem, o profissional de Saúde Pública, o médico rural, o pessoal auxiliar de atendimento em saúde e os gestores em saúde vinculado aos Ministérios e Secretarias de Saúde.