Menu

Capacitação de Médicos

Cada vez mais cidades se interessam pela caminhada “Passos que Salvam”, que completa sete anos de idade em 2018. E para que o projeto continue a ser um sucesso e ajude ainda mais pessoas a descobrirem os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, o Hospital de Câncer de Barretos dá mais um passo e promove uma capacitação de médicos.

Com o objetivo de orientar e capacitar os profissionais que cuidam da saúde de crianças e adolescentes, para que eles possam colaborar no diagnóstico precoce da doença, participam cerca de 170 pediatras de municípios que realizaram a caminhada.

De acordo com Dr Luiz Fernando Lopes, metade das crianças que chega a Barretos para o tratamento da doença, já está em um estágio muito avançado, o que torna mais difícil oferecer taxas elevadas de cura.

A gente tem que mostrar para o pediatra como detectar a doença precocemente, pois se os pacientes continuarem chegando ao hospital tarde demais, não conseguimos melhorar

- Dr. Luiz Fernando Lopes

A Capacitação realizada em Barretos contou com palestras ministradas por profissionais do Hospital de Câncer Infantojuvenil. Isso faz com que os participantes se tornem uma referência na cidade onde trabalham. Além disso, cria-se também um acesso direto com os médicos do Hospital, o que facilita o envio de exames e discussão de casos.

Os médicos puderam acompanhar temas como a epidemiologia do câncer infantojuvenil; Indicações de exames de imagem no diagnóstico precoce; aspectos importantes da cirurgia pediátrica, abordagem teórica e apresentação de casos de: tumores ósseos, sarcomas partes moles, tumores abdominais, leucemias, linfoma hodgkin, linfoma não hodgkin e tumores cerebrais.

Para a coordenadora da caminhada, Naima Kathib, esse é um dos projetos mais importantes desenvolvido pelo Hospital, pois ajuda os profissionais a realizar um diagnóstico mais rápido e preciso da doença, facilitando o tratamento cada vez mais.