Ambulatório NATA

O Ambulatório PNEUMO/NATA encontra-se entre os diversos serviços prestados pelo Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos. Trata-se do atendimento ambulatorial de pacientes oncológicos que apresentem patologias respiratórias concomitantes ou decorrentes do câncer, que sejam fumantes e queiram cessar este hábito, bem como pacientes que necessitem de avaliação pré-operatória do âmbito pulmonar.

Além disso, a Prevenção dispõe do NATA (Núcleo de Apoio ao Tabagista) o qual desenvolve trabalho contínuo, adequado e exclusivo para pacientes portadores de câncer para poderem parar de fumar definitivamente. Este atendimento possui muita importância ao tratamento oncológico, uma vez que o tabagismo está envolvido na origem de muitos tipos de cânceres. Parar de fumar melhora a resposta do paciente à Quimioterapia, Radioterapia e/ou Cirurgia, bem como diminui as chances de recidiva desta doença.

O NATA realiza uma primeira consulta onde o paciente fumante é avaliado quanto a seu hábito (quanto fuma e há quanto tempo), quais outras doenças apresenta e que possam dificultar o tratamento deste hábito (como Ansiedade e Depressão), qual o seu grau de dependência à nicotina (droga contida no cigarro que leva a pessoa a dependência) e é traçado um plano de ação adequado para cada caso. Este plano pode envolver terapia de grupo, acompanhamento psicológico individual, acompanhamento psiquiátrico (em casos específicos) e seguimento ambulatorial.

Em relação à terapia de grupo, esta é realizada para enfrentar as diversas dificuldades que o fumante passa ao longo do processo de parar de fumar. Entre elas podemos citar: dúvidas quanto à medicação prescrita, sintomas decorrentes da falta do cigarro (síndrome de abstinência), medos e inseguranças, ocorrência de lapsos (quando fuma uma ou duas vezes após parar de fumar) e recaídas (quando volta a fumar). Atualmente a terapia de grupo ocorre semanalmente até o paciente parar de fumar, quinzenalmente após parar de fumar e mensalmente quando o paciente mostra-se firme no propósito de não fumar mais. O acompanhamento total é de um ano.

A coordenação e realização de todas estas atividades descritas encontram-se a cargo da pneumologista Dra. Eliana Lourenço Borges (médica com doutorado em câncer de pulmão).