Missão Gênese - Uma Jornada Nanocientífica

Introdução

O projeto “Missão Gênese - Uma Jornada Nanocientífica” surgiu em 2017, após 2 anos de pesquisas, mediante a necessidade de conscientizar crianças e adolescentes sobre a cultura do autocuidado e da qualidade de vida com foco na promoção de saúde e prevenção do câncer. Diante disso, elaborou-se um trabalho junto a escolas, através de uma Unidade Móvel que propõe a seu público uma missão nano científica com viés tecnológico para trabalhar a educação em saúde com foco em câncer e difundir o pensamento científico. 

 

Objetivo

Estimular o Conhecimento e a Cultura do autocuidado e prevenção do Hospital de Amor de Barretos a partir de uma forma lúdica e inovadora através de novas tecnologias e da gamificação difundindo assim o pensamento cientifico.

 

Metodologia

 O projeto se estabelece preferencialmente em ambientes escolares e para isso é realizada uma capacitação com professores, gestores e funcionários dos mesmos, a fim de que a Missão seja apresentada e para que todos compreendam a sua proposta de inserção da cultura da prevenção e autocuidado que será trabalhado com os alunos. Em seguida, as atividades de visitação em imersão à Unidade se iniciam com a participação de grupos de 6 alunos acada 40 minutos (em média).

A Unidade Móvel é dividida em 5 setores, onde no setor 1, cada aluno se cadastra com uma foto e com alguns de seus dados pessoais. Ainda nesse setor a missão é apresentada aos alunos através de uma comandante virtual, que explica os desafios da vida humana relacionados ao desenvolvimento do câncer. Já no setor 2, a comandante informa que os alunos serão encolhidos, a fim de que possam ser inseridos na corrente sanguínea de um corpo humano que tem câncer para que possam descobrir qual a causa. Posteriormente, no setor 3, os alunos irão pesquisar a causa do câncer do corpo ao qual foram inseridos, através de 6 estações de jogos que abordam os seguintes temas:

  • Fatores ambientais implicados na carcinogênese
  • Exposição solar
  • Estilo e hábitos de vida (tabagismo e alcoolismo)
  • Poluição do ar, solo e água.
  • Hábitos saudáveis para a saúde: conscientização (prática de exercícios físicos,nutrição).

Em seguida, no setor 4, é apresentado aos alunos o hall dos heróis, onde são passados vídeos com mensagens de motivação e superação de pacientes oncológicos, famosos apoiadores do projeto e de alunos que já participaram da missão. Por fim, no setor 5, os alunos gravam os seus próprios vídeos de depoimentos e respondem a um questionário de avaliação da experiência.

 

 

Resultados

A Unidade Móvel Missão Gênese iniciou sua jornada no ano de 2017 e já esteve em 10 cidades, onde foi direcionada a 20 escolas e 6 Eventos atendendo a 4313 alunos, 466 professores e realizando 1690 visitações. Dessa forma a Missão atingiu diretamente a um público total de 6469 pessoas. 

 

Como participar da Missão

Para obter informações sobre como participar da Missão, envie um email para   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou clique aqui