Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional  Unidades

Instagram

Galeria de Vídeos

Aperfeiçoamento na prevenção


 

Aula inaugural da primeira turma do curso com o renomado radiologista, Dr. Aron Belfer

A Américas Amigas, entidade que combate a mortalidade causada pelo câncer de mama no País, e o Hospital de Câncer de Barretos iniciam nesta segunda-feira (21/1) a terceira edição do Curso de Aperfeiçoamento em Mamografia. A iniciativa tem como objetivo a reciclagem de conhecimento para técnicos em mamografia e será oferecido gratuitamente a todas as instituições beneficiadas pelo Programa de Doação de Mamógrafos da Américas Amigas.

A parceria entre as entidades surgiu depois de rigorosa auditoria do Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos pelo renomado instituto holandês de treinamento em rastreamento mamográfico LRBC – National Expert and Training Centre for Breast Cancer. Constatou-se a qualidade dos exames do departamento e de suas unidades móveis, e a referência dos procedimentos do hospital no Brasil.

A partir disso, a Américas Amigas e o Hospital de Câncer de Barretos instituíram o projeto, que pretende levar todas as melhores técnicas do exame de mamografia para qualificar os profissionais da área de outras instituições. O curso também promove a realização de avaliações regulares dos serviços prestados e a propagação de técnicas de autorreciclagem.

Curso de Aperfeiçoamento em Mamografia – Aprovado pelo Ministério da Educação, o curso foi desenvolvido pelo Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia por meio de seus parceiros, Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata, Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos e o LRBC. Oferece duas semanas de aulas com um médico especialista, um biólogo e um físico – todos capacitados pelo instituto holandês. O objetivo é treinar os técnicos de raios-X de diversas regiões do Brasil , incluindo as carentes, para poder propiciar a mesma qualidade do exame realizado na Holanda e em Barretos.

Sobre a Américas Amigas – A Américas Amigas, entidade civil sem fins lucrativos fundada em 2009, tem como missão combater a mortalidade causada pelo câncer de mama no País. Por meio de doação de mamógrafos, ferramentas de diagnóstico e prevenção, a Américas Amigas desenvolve ações principalmente para mulheres de baixa renda, dando a elas acesso à detecção precoce da doença.

A entidade, que já doou mais de 20 mamógrafos a diversas instituições de saúde do País em pouco mais de três anos, conquistou a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) nos termos da Lei nº 9.790 e possui o Certificado de Entidade Promotora de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo.