Entrar


Entrar

Instagram

Galeria de Vídeos

Pediatria

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

No ano de 2000, o Hospital de Câncer de Barretos iniciou o atendimento pediátrico no Hospital São Judas Tadeu – local que hoje representa nossa Unidade de Cuidados Paliativos. Para atender a demanda de pacientes existentes e otimizar o tratamento, foram construídos na principal unidade do hospital, uma sala de infusão quimioterápica e 3 consultórios médicos exclusivos no Pavilhão da Xuxa em 2002 e 10 leitos exclusivos para a internação pediátrica no Pavilhão Sandy e Júnior em 2004.

Atualmente, o departamento de pediatria do Hospital de Câncer de Barretos é responsável pelo atendimento anual de mais de 150 casos novos anuais e realiza cerca de 300 consultas mensais. A equipe é constituída por profissionais multidisciplinares comprometidos e com dedicação integral: médicos, enfermeiros, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga, dentista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, monitora de brinquedoteca e professora que transpõem todo o respeito e humanização necessária às crianças.

Mantemos a taxa de ocupação hospital em torno de 95% e a maioria dos pacientes interna para cuidados clínicos (risco de infecção/neutropenia) ou pós-operatórios. Internamos ainda crianças para realizar infusões de quimioterapias contínuas e cuidados paliativos. O Departamento de Pediatria conta com a seguinte estrutura para o atendimento auxiliar o atendimento exclusivo às crianças:

  • 10 leitos de internação equipados com ar condicionado, televisor e poltrona de descanso para a mãe, localizados no pavilhão Sandy e Júnior.
  • 10 leitos ambulatoriais
  • 1 leito de UTI utilizado tanto para pós-operatórios como para paciente clínico e 1 médico intensivista pediátrico com 2 médicos em regime integral
  • 2 consultórios para o atendimento ambulatorial, onde são atendidos entre 25 a 30 pacientes/dia.
  • 1 sala para aplicação de soro com 5 leitos e 5 cadeiras para infusão de quimioterapia.
  • 1 sala de espera para crianças e acompanhantes
  • 1 brinquedoteca 


Atendimento personalizado e humanizado

Procurando personalizar o atendimento e melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes, o Hospital de Câncer de Barretos realiza o acompanhamento follow-up: análises feitas para poder acompanhar o quadro clíncio e o desenvolvimento dos pacientes que terminaram seus tratamentos nas primeiras duas décadas de vida. Caso o paciente sofra uma possível reincidência da doença, o paciente também será tratado pela equipe de pediatria no próprio Hospital de Câncer de Barretos.

Encontro de pais enlutados

Realizado anualmente, o encontro é uma atividade que reúne pais cujos filhos faleceram devido ao câncer. São realizadas atividades recreativas e motivacionais para que os pais possam compartilhar seus problemas, trocar experiências e aprender a lidar com a superação que pode ser gerada pela perda do ente querido.

Atendimento e Bem-estar

O Hospital de Câncer de Barretos prioriza a realização das mais diversas atividades lúdicas e passeios para aumentar o bem-estar e o conforto do paciente pediátrico, além de comemorar datas tradicionais com festas e comidas típicas.

Classe Hospitalar

Como previsto na legilação e no estatuto da criança, o Hospital de Câncer de Barretos desenvolveu o projeto da Classe Hospitalar: um serviço que oferece atendimento educacional e permite a continuidade da formação dos pacientes durante o período de tratamento.

Como parceiro do projeto, temos a Secretaria Estadual de Educação que disponibiliza uma professora credenciada para lecionar. A sala de aula comporta 15 pacientes/alunos com idades entre 7 a 14 anos, possui uma lousa e 2 computadores.

Para viabilizar o projeto e oferecer o melhor para seus pacientes, a coordenação realiza um trabalho integrado para respeitar os diferentes níveis escolares de cada aluno, oferecer um atendimento personalizado e não interferir no tratamento do indivíduo.

Ambientes especiais

Para facilitar a assimilação da criança com o ambiente hospitalar, diversas salas, corredores e quartos possuem brinquedos, cores, cartazes e outros elementos temáticos que tornam a internação e o tratamento uma experiência mais agradável. O serviço de nutrição também atua nessa frente, oferecendo um cardápio diferenciado, incentivando preferências alimentares das crianças, na busca da valorização de uma educação alimentar.

Alojamento do Vovô Antônio

O alojamento do Vovô Antônio é um local que abriga crianças e adolescentes que estão realizando o tratamento sem a necessidade internação. Esse estabelecimento do Hospital de Câncer de Barretos abriga até 33 pacientes (com até 18 anos) e um acompanhante para cada paciente.

Através do serviço social, os pacientes oriundos de regiões distantes e sem recursos para hospedagem são acolhidos, recebendo alimentação e estadia gratuita. O estabelecimento tem completa integração com outros departamentos do hospital, como a equipe de fisioterapia (que durante a reabilitação, realiza a colocação de próteses, se necessário), a pediatria e a internação.

A equipe também conta com auxílio dos voluntários para minimizar os dados físicos e psicológicos causados pelo tratamento e pela doença.

Saiba mais :

Hospital de Câncer Infantil