Entrar


Entrar

Instagram

Galeria de Vídeos

Odontologia

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Departamento de Odontologia é um importante componente entre os processos de reabilitação do Hospital de Câncer de Barretos. O departamento realiza 1200 atendimentos mensais divididos entre procedimentos preventivos de monitoramento e curativos (75% dos atendimentos), inserção de próteses dentárias (20%) e próteses faciais (5%). Todos os tipos de atendimentos seguem uma criteriosa ordem de necessidades para elevar a humanização:

Controle da dor
Restabelecimento da alimentação
Comunicação
Sociabilidade através da devolução da estética

Ao serem encaminhados ao Departamento, os pacientes são avaliados e iniciam um tratamento preventivo com a orientação na higienização bucal, profilaxias, aplicações tópicas de flúor, tratamento de gengiva, adequação do meio bucal, exodontias e outras necessidades para redução de infecção.

Como a cavidade bucal é um grande foco de infecções e quaisquer alterações clínicas podem acabar interferindo nos tratamentos oncológicos, os cuidados odontológicos são essenciais para auxiliar os pacientes que realizam tratamentos quimioterápicos, radioterápicos ou submetidos ao transplante de medula óssea. No caso específico do tratamento radioterápico na região da cabeça e pescoço, o tratamento odontológico consiste em combater efeitos colaterais como a xerostomia (falta de saliva), mucosite, cárie de radiação e osteorradionecrose.

Os pacientes tratados cirurgicamente, também recebem reabilitação buco-maxilo-facial feita através da reconstrução protética (guias sagitais, obturadores palatinos, oculares, óculo-palpebrais, nasal, auricular e/ou combinadas) ou através das próteses intra-bucais (próteses totais, próteses parciais, fixas ou removíveis).

O Departamento de Odontologia também dispõe de laserterapia preventiva e terapêutica, implantes osseointegrados (intra e extra-bucal) e suporte às pacientes que removeram a mama cirurgicamente através da reabilitação protética da mama perdida.

Os procedimentos oferecidos aos pacientes pelo Departamento Odontológico, resultam em um tratamento seguro, eficaz e de qualidade em prol da humanização e da valorização da qualidade de vida.