Entrar


Entrar

Instagram

Galeria de Vídeos

Medicina Nuclear

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que, por meio de técnicas seguras e indolores, utiliza elementos radioisótopos para realizar exames e tratamentos. Esses elementos são administrados com o paciente por via venosa (injeção), aplicação local, via aérea (inalação) ou via oral e possuem um tempo de permanência curto no organismo, não expondo assim, os pacientes a níveis de radiação prejudiciais, independente da idade e da condição física do paciente.

Os equipamentos utilizados em medicina nuclear realizam exames que são mais conhecidos como cintilografias. Durante o exame, esses equipamentos permitem visualizar imagens através da radiação que é emitida do corpo dos pacientes. Essas imagens são capazes de propiciar informações muito importantes à equipe médica, no que diz respeito à função e metabolismo dos diferentes órgãos do corpo.

O departamento de Medicina Nuclear do Hospital de Câncer de Barretos realiza anualmente cerca de 22 mil exames e 300 terapias para os mais diversos tipos de câncer. O departamento conta com cinco médicos titulares e dois cardiologistas; dispõe de uma equipe multidisciplinar qualificada e oferece residência médica reconhecida pelo MEC sendo um dos departamentos que atingiu nível III na Organização de Acreditação Nacional (ONA).

Atualmente, o departamento possui três equipamentos utilizados na realização dos exames cintilográficos, denominados Gamas-Câmaras. Todos são digitais e possuem duas cabeças cada, sendo que um deles tem a capacidade de realizar exames de tomografia simultaneamente. Para poder oferecer um diferencial humanizado aos nossos pacientes, o último equipamento adquirido permite realização de exames em pacientes com até 200 kg. Além disso, o departamento de Medicina Nuclear também realiza cirurgias radioguiadas como pesquisa de linfonodo sentinela e terapias.

Equipamentos da Medicina Nuclear:
Equipamento gama câmara de dois detetores Millenium VG da GE
Equipamento gama câmara de dois detetores Millenium MG da GE
Equipamento gama câmara de dois detetores Forte da Philips
Sonda para cirurgia radioguiada – Europrobe

Exames realizados no Hospital de Câncer de Barretos
Cintilografias de perfusão cerebral, miocárdica, óssea, renal (estática e dinâmica), tireóide e pulmonar.
Ventriculografia cardíaca.
Pesquisas de sangramento digestivo.
Divertículo de Meckel.
Pesquisas de Corpo Inteiro com Gálio 67.
Iodo 131
Cloreto de Tálio 201
MIBg-Iodo 131