Entrar


Entrar

Instagram

Galeria de Vídeos

Fisioterapia

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Departamento de Fisioterapia do Hospital de Câncer de Barretos tem por finalidade prestar assistência a todos pacientes internados e em regime ambulatorial que necessitarem de reabilitação. Integrado à equipe multidisciplinar, o departamento possui diversas equipes especializadas na prevenção e minimização dos riscos de complicações, diminuição do tempo de internação do paciente e reabilitação para cumprir ao máximo possível de atividades de vida diária.

O atendimento fisioterapêutico abrange as internações clínicas e cirúrgicas, Hematologia e Transplante de Medula Óssea, a Unidade Tratamento Intensivo, Cuidados Paliativos e o Ambulatório. Um dos focos de trabalho do departamento é a prevenção através do preparo dos pacientes debilitados no pré-tratamento cirúrgico e clínico, fornecendo a eles aparelhos respiratórios.

Desde agosto de 2012, o departamento de Fisioterapia passou a atender no pavilhão Edson e Hudson, com uma área de aproximadamente 400m², instalações modernas e climatizadas com foco na humanização e bem-estar do paciente. O espaço conta com salão de cinesioterapia equipado, consultórios e boxes de atendimentos individualizados e uma sala de reuniões com a finalidade de integrar os colaboradores do setor. O departamento conta com um programa de residência multiprofissional em fisioterapia oncológica com bolsa pelo Miinistério da Saúde. Atualmente, o departamento possui 04 residentes.  


Desde 2012, o atendimento aos pacientes da pediatria é realizado no Hospital de Câncer Infantojuvenil, com atendimento global a todas as crianças e adolescentes que necessitam de reabilitação. Um dos principais focos é a protetização precoce do paciente amputado,  auxiliando no processo de inserção e adaptação na sociedade, melhorando a qualidade de vida e sem custo algum ao paciente.

Nas especialidades oncológicas de Urologia, Digestivo Baixo e Ginecologia, o departamento de fisioterapia atua no tratamento das disfunções miccionais como a incontinência urinária, retenção urinária ou incontinência fecal (no caso do câncer do reto) gerada pelos tratamentos dos cânceres relacionados a estas áreas. A ocorrência de tumores nestas áreas pode representar um acometimento da função de assoalho pélvico, a musculatura responsável pela sustentação de vísceras pélvicas e o controle esfincteriano para as funções de micção e evacuação.

Para melhorar as disfunções do assoalho pélvico que comprometem seriamente a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes, são empregadas técnicas como a cinesioterapia para o assoalho pélvico, a eletroestimulação do assoalho pélvico, biofeedback e a terapia comportamental.

As pacientes com câncer de mama recebem um tratamento pré-operatório que ajuda a minimizar as seqüelas do pós-operatório. A atuação é imediata no pós-operatório, logo após a retirada dos pontos e dreno para que estas pacientes tenham a função do braço preservada para o início da radioterapia. Para essas pacientes, enfoque na prevenção e tratamento do linfedema, que além do tratamento de linfoterapia, são fornecidos braçadeiras e luvas de contensão elástica para manutenção e também prevenção do linfedema.  

Na Unidade de Cuidados Paliativos, há uma sala exclusiva da fisioterapia destinada à realização de atendimentos ambulatoriais, de internação e domiciliares com atuação nas especialidades oncológicas da mama, cabeça e pescoço, neurologia, ortopedia, digestivo alto, digestivo baixo, tórax e pele.