Entrar


Entrar

Instagram

Galeria de Vídeos

Farmácia

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A Farmácia é um departamento do Hospital de Câncer de Barretos com características multifacetadas, tendo responsabilidades clínicas, administrativas e econômicas. Seu principal objetivo é contribuir para a assistência prestada ao paciente através da promoção do uso seguro e racional de medicamentos e materiais médico-hospitalares.

A Farmácia Hospitalar possui, essencialmente, duas vertentes em seu campo de atuação: atividades voltadas à logística de suprimentos e atividades voltadas aos serviços clínicos. As atividades relacionadas à logística se referem a toda a gestão do fluxo dos insumos sob sua responsabilidade ao longo da cadeia de suprimentos. Envolvem desde a participação na seleção dos fornecedores e dos itens que serão utilizados pelo hospital, recebimento e conferência dos insumos quando são entregues na instituição, armazenamento adequado e distribuição de acordo com as necessidades de cada setor que atende.

As atividades clínicas da Farmácia Hospitalar possuem foco na otimização da terapia medicamentosa. Isso pode ser feito através das análises e intervenções nas prescrições médicas, do fornecimento de informações sobre medicamentos e do estabelecimento de políticas e padrões para utilização racional dos insumos.

As atividades ligadas a logística de suprimentos e atividades voltadas ao serviço clínico, possuem uma interseção indivisível. Para garantir a utilização correta e segura dos insumos é necessário dispor dos itens adquiridos em valores sustentáveis, armazená-los preservando suas características e distribuí-los dentro de um processo elaborado de forma que usuários adequadamente informados tenham essas ferramentas nas quantidades e momentos adequados.

O setor de Farmácia possui ao todo 6 unidades dentro da Fundação Pio XII sendo um complexo central (almoxarifado, unitarização e farmácia central) e 5 unidades satélite (unidade de tratamento intensivo, centro cirúrgico, quimioterapia, cuidados paliativos e ambulatório de intercorrências) criadas para dispor de atendimento diferenciado de acordo com o setor na qual estão localizadas.