Entrar


Entrar

Instagram

Galeria de Vídeos

Enfermagem

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Hospital de Câncer de Barretos possui um departamento de enfermagem amplo com uma linhagem que preza pela assistência humanizada e de qualidade, mas com características organizacionais em enfermagem distintas em cada uma de suas unidades - principalmente pelo perfil numérico de colaboradores.

A unidade principal do Hospital de Câncer de Barretos possui o maior contingente de colaboradores com mais de 596 profissionais de enfermagem (118 Enfermeiros, 478 Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem) apresenta um organograma que inclui o Responsável Técnico de Enfermagem (RT), mas que atuam com três grandes braços de trabalho: um grande grupo intitulado como médios gerentes, outro intitulado como enfermeiros das especialidades e o departamento de educação continuada em enfermagem.

São mais de 16 departamentos que possuem colaboradores da enfermagem, assim um grupo de “média gerência” composto por 16 médios gerentes que são responsáveis não somente pela gestão de enfermagem destes departamentos, mas também possuem uma co-responsabilidade pelo departamento como um todo. Mesmo que estes respondam ao RT, os médios gerentes ficam responsáveis pela gestão de outros profissionais da área de enfermagem.

Todo o atendimento realizado na instituição vem direcionado a uma especialidade ou passa por uma triagem seguida do direcionamento, essa equipe multiprofissional acompanhará e prestará a assistência necessária.

Cada equipe de uma determinada das especialidades oncológicas (mama, tórax, ginecologia, urologia, cabeça e pescoço, pele, neurologia, digestivo alto, digestivo baixo, pediatria, ortopedia) possui um enfermeiro que dentre suas diversas funções, realiza assistência direta e consultas de enfermagem (nível ambulatorial e internação), participação do gerenciamento de leitos, agendas de atendimento e procedimentos na assistência como um todo.

Como o Hospital de Câncer de Barretos possui a estrutura de um “Hospital Ensino” e exige uma atuação oncológica especializada ao profissional de enfermagem foi criado um departamento de Educação Continuada em Enfermagem.

O setor atua em auxílio ao Departamento de Recursos Humanos no recrutamento e seleção do corpo de enfermagem, realizando a gestão dos processos de qualificação profissional em enfermagem, a gestão dos programas de estágios e visitas técnicas em enfermagem. Vale a pena ressaltar que a atuação da enfermagem contempla também ações relacionadas à enfermagem do trabalho (SESMT), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Departamento de Prevenção e a Pesquisa Clinica.

O Hospital São Judas Tadeu possui uma equipe composta por de 57 profissionais de enfermagem, destes 10% Enfermeiros, 90% Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem. Atua com uma equipe de enfermagem distinta e especializada, entretanto é assistida por alguns segmentos de enfermagem do Hospital de Câncer de Barretos - tais como CCIH, SESMT, Educação Continuada. A atuação da enfermagem se destina a assistência em Cuidados Paliativos tanto em nível ambulatorial, quanto em regime de internação.

O Hospital de Câncer de Jales possui uma equipe composta por de 43 profissionais de enfermagem, destes, 10% Enfermeiros e 90% Técnicos de Enfermagem. Sua assistência segue a mesma linha do Hospital de Câncer de Barretos, mas atualmente contempla apenas assistência em nível ambulatorial.