Entrar


Entrar

Instagram

Galeria de Vídeos

Departamento de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

O departamento é responsável pela realização de exames complementares de imagem dos pacientes, dentre eles: radiografias convencional e contrastada, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Além dos exames, são realizados procedimentos de intervenção, diagnósticos (biópsias) e terapêuticos (ablação por radiofrequência, drenagens). Os exames de imagem são de fundamental importância para os médicos e pacientes, especialmente pacientes oncológicos, porque é a partir deles que se detectam tumores precoces, planejam-se cirurgias mais precisas e propõe-se diagnósticos alternativos. Além disso, os procedimentos de intervenção guiados por imagem, são capazes de promover tratamentos ou biópsias minimamente invasivos e com grande precisão, evitando cirurgias grandes com tempos prolongados de internação.

 

Tecnologia

Os diferenciais do setor são os equipamentos de última geração e a equipe médica radiologistas altamente especializada, que trabalha em regime de dedicação exclusiva e está em constante busca do aprimoramento técnico. O departamento conta com:

• Três equipamentos de radiografia, um deles móvel para realização de exames no leito;
• Sete equipamentos de ultrassonografia, um deles portátil para realização de exames no leito, dotados de sondas de alta qualidade para realização da maioria dos tipos de ultrassom, inclusive doppler colorido e ecocardiografia. Um dos equipamentos de ultrassonografia está dedicado para guiar procedimentos de intervenção, esse capaz de fazer a fusão com as imagens de tomografia do paciente, permitindo máxima precisão;
• Dois tomógrafos de última geração (multidetectores) que se diferenciam pela grande velocidade para a execução dos exames, gerando imagens mais precisas. Um equipamento possui acoplado o FluoroCT que mostra em tempo real o procedimento de intervenção no corpo do paciente;
• Dois equipamentos de ressonâncias magnéticas de alto campo (1,5 Teslas e 3,0 Teslas) que permitem gerar imagens de alta resolução sem a utilização de radiação ionizante.
Não menos importante são todos os demais integrantes da equipe de assistência, incluindo enfermeiros, técnicos e assistentes, que trabalham de forma harmônica e ágil, reduzindo o tempo de espera dos pacientes.

 

Capacidade de atendimento

Em relação aos procedimentos, em média, são realizados pelo Departamento de Radiologia: 4.800 tomografias computadorizadas/mês; 870 exames de ressonância magnética/mês; 1.800 exames de ultrassom/mês; 2.400 radiografias/mês; e 140 biópsias/mês.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .