Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Efeitos Colaterais - Constipação

Constipação

A constipação é quando sua atividade fecal torna-se menos freqüente e suas fezes se tornam secas, duras e fazem você sentir dificuldades na hora de evacuar. Esses sintomas geram dores e fazem você se sentir cheio e/ou com náusea. O baixo consumo de fibras e/ou de líquidos e permanecer muito tempo sentado ou deitado, também são fatores de grande influência.
 
Administrando a constipação
 
Uma idéia interessante é realizar um roteiro de sua atividade intestinal. Esse registro pode ajudar tanto você, quando a equipe médica, a saber como anda a sua evacuação, além de ajudar a descobrir se você tem ou não uma constipação.
 
Líquidos
 
Beba, ao menos, oito copos de água ou outros fluidos por dia. Algumas pessoas que sofrem com constipação gostam de beber água quente, café e chá, pois acreditam que esses líquidos ajudam. Sucos de frutas também podem ser bem úteis por serem bem digestivos.
 
Atividades físicas
 
Caminhadas, passeios de bicicleta ou fazer ioga, podem ser bem interessantes para manter seu intestino funcionando. Sempre questione o seu médico sobre fazer exercícios, mesmo que você não consiga andar, pois há exercícios para serem feitos em uma cadeira ou em uma cama.
 
Fibras e líquidos
 
Quando você comer mais fibras, certifique-se de beber mais líquidos, pois ambos podem ajudar na hora da evacuação. Sempre pergunte ao seu médico sobre comidas com altos índices de fibras. Alimentos como cereais, fibras, sementes, frutas secas, nozes e pipocas fazem bem.
 
Prisão de intestino grave
 
Se você não conseguir ir ao banheiro em dois dias, entre em contato com a sua equipe médica. O médico pode indicar algum suplemento, laxante ou um enema, mas nunca use nenhum medicamento antes de consultá-lo.

Saiba mais:

Voltar para Quimioterapia e os Efeitos Colaterais

Anemia 

Constipação

Diarréia 

Dor 

Fadiga 

Infecção

Infertilidade 

Mudanças de Apetite/ Hábitos alimentares

Mudanças na Boca e Garganta

Mudança na pele e nas unhas

Mudanças no Sistema Nervoso Central 

Mudanças no Sistemas Urinário

Mudanças Sexuais

Perda de Cabelo

Sangramento

Náusea e Vômito