Entrar


Entrar

Câncer Bucal

Com uma estimativa de 14.170 novos casos e 6510 mortes previstas 2012, o câncer bucal é um inegável motivo de preocupação da saúde pública. Com predisposição a atingir boa parte da população nas regiões das gengivas, mucosa jugal (bochechas), palato duro (céu da boca), língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua) e nos lábios superiores e inferiores.

Em uma entrevista concedida ao HCancerBarretos, a dentista Ana Rosa Domingos Machado, responsável pelo projeto de prevenção do câncer oral do Hospital de Câncer de Barretos, explica sobre essa doença e como prevení-la. 

Como ocorre o câncer bucal?

O câncer bucal é um câncer onde os fators de risco são evitáveis. Ou seja: é muito raro que deva-se a fatores genéticos. São fatores comportamentais evitáveis: bebida alcoólica consumida em altas doses, má higiene bucal, utilização de qualquer tipo de tabaco, os raios solares ( responsáveis por câncer labial) e alimentação ricas em gordura.

Quais são os primeiros sintomas? 

Ele é assintomático no início, mas geralmente caracteriza-se por manchas, caroços ou pequenas feridas que não cicatrizam em até 20 dias. Diante de qualquer um desses casos, você deve procurar um dentista para ele averiguar as medidas adequadas.

Como ocorre a prevenção do câncer bucal? 

Não fumar, diminuir um consumo de consumo alcoólico, consumir alimentos saudáveis, protetores labiais, cuidado na exposição ao sol e ter uma boa higiene bucal.  

Como funciona o atendimento de prevenção de câncer bucal do Hospital de Câncer de Barretos?

O Projeto de Prevenção a Saúde bucal procura atingir a população acima de 40 anos que consume de bebida alcoólica e/ou é fumante – ou que largou e abandonou ambos na última década.  O atendimento ocorre todos de manhã e a tarde através de um agendamento prévio por telefone ou no próprio balcão do Instituo de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos.

 

Agendamento:  017  3321-6626

Endereço

Hospital de Câncer de Barretos - Fundação Pio XII

Rua Antenor Duarte Vilela, 1331 - Dr. Paulo Prata

Telefone: (17) 3321-6600