Entrar


Entrar

Qualidade e Prevenção

Depois de anos de experiência e qualidade na realização de um trabalho pioneiro de prevenção, o Hospital recebeu um certificado de qualificação em rastreamento mamográfico do instituto holandês LRBC (National Expert and Training Centre for Breast Cancer Screening), a mais renomada instituição de prevenção de câncer no mundo. Com essa titulação, a prevenção também criou uma Escola de Mamografia em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata para treinar e qualificar os profissionais técnicos de todo o país que trabalham com exames preventivos do câncer de mama. 

A Dra Silvia Prioli Souza Sabino é uma das médicas que coordena a Escola de Mamografia e explica como esse processo é importante para o trabalho do Hospital de Câncer de Barretos, mas de todo o país. 

Porque os padrões de qualidade são importantes na atuação da prevenção?

O HCB conta com duas certificações extremamente importantes. A primeira é a certificação nacional de qualidade em mamografia fornecida pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (hoje apenas 3,3% dos serviços de mamografia no Brasil a possuem) e a segunda é uma certificação internacional fornecida pelo LRCB, instituto holandês  que rege o rastreamento mamográfico na Europa. A certificação conquistada pelo Hospital de Câncer de Barretos é a única certificação oferecida a uma instituição fora da Europa.

Hoje trabalhamos com muito mais segurança de que o exame que fazemos realmente tem a capacidade de detectar o câncer. Um exame de boa qualidade permite até 90% de detecção do cancer de mama, enquanto que quando há falha na qualidade do exame, a nossa taxa de detecção cai para 66%.

O quanto o hospital evoluiu devido a esses certificados?

A qualidade dos exames de mamografia oferecidos pelo Hospital de Câncer de Barretos está sendo reconhecida nacional e internacionalmente, pois hoje todas as nossas unidades, mesmo as mais distantes geograficamente, são monitoradas, garantindo assim, excelência em qualidade à população atendida pela instituição.

Devido a esta qualidade, foi criado uma Escola de Mamografia. Qual o papel dela dentro do Departamento de Prevenção?

A metodologia empregada para o controle de qualidade das mamografias é baseada em monitoramento constante, educação continuada e treinamento personalizado.  Este mecanismo funcionou tão bem dentro da nossa instituição que sentimos a necessidade de compartilhar essas práticas com outros institutos que realizam a mamografia, disseminando assim, o nosso principal propósito: o diagnóstico precoce do câncer de mama na tentativa de redução da mortalidade. Através de uma rede de parceiros e patrocinadores, recebemos técnicos de mamografia do Brasil todo para um curso de Reciclagem de 15 dias, além de médicos, tecnólogos e físicos médicos para cursos de controle de qualidade técnico e clínico aos finais de semana.