Entrar


Entrar

Galeria de Vídeos

Erro
  • JFolder::files: O caminho não é um diretório. Caminho: /home/hcancer/public_html/images/fotos/talento-rosa-2019/Poesias/EMEB-Joaquim-Miguel-dos-SantosAviso
    • JW_SIG_PRG

Efeitos Colaterais - Náusea e Vômito

A sensação de náusea, vômito ou ambos é um dos efeitos colaterais da quimioterapia, podendo ocorrer logo em seguida da sessão, algumas horas ou alguns dias depois. Você também pode ter as chamadas ondas de enjôo – quando o seu estômago tenta induzi-lo a vomitar, mas seu estômago esta vazio. Náusea e o vômito podem ocorrer quando você está passando pela quimioterapia, em seguida a sessão, algumas horas ou alguns dias depois.

Você deverá se sentir melhor nos dias que não tiver quimioterapia. O seu médico pode receitar alguns medicamentos para que você não sinta enjôo ou outros sintomas similares. Esses medicamentos podem ser ingeridos antes da quimioterapia ou alguns dias depois do tratamento. Acupuntura pode ajudar também.

Maneiras de prevenir a náusea

Comer alimentos de fácil digestão com bolachas de água e sal, torradas e gelatinas, é uma forma de prevenir náusea e não machucar o seu estômago.

Planejar a alimentação

O importante é esperar uma hora após a sessão de quimioterapia para alimentar-se. Algumas pessoas se sentem melhor quando elas se alimentam com uma refeição saudável ou um petisco antes da quimioterapia. Outras preferem ficar sem comer 2 ou 3 horas antes do tratamento.

Durante as refeições:

Realizar 5 ou 6 pequenas refeições ao longo do dia é melhor do que realizar 3 grandes refeições ao longo do dia. Não beba muito durante as refeições e também não se deite após comer. Selecione também beber e comer alimentos que não são muito frios, nem comidas muito quentes.

Comidas com fortes cheiros

Fique longe de café, peixes, alhos, cebolas e comidas que exigem muito preparo na hora de cozinhar.

Relaxamento através da comida

Tente chupar picolés ou sorvetes de frutas durante seu tratamento. Mas evite mascar chicletes sem açúcar, com sabores muito ácidos ou amentolados.

Relaxe antes do tratamento.

Realizar meditação, descanso, respirações profundas, ouvir música ou fazer qualquer tipo de atividade relaxante antes de qualquer sessão de quimioterapia, é importante para fazer você se sentir mais relaxado.

Converse com seu médico

Se você não conseguir evitar a náusea durante a quimioterapia e isso se tornar uma atividade frequente, consulte a sua equipe médica para encontrar métodos que causem alívio. Medicamentos, acupuntura, yoga e outras formas de relaxamento, podem aliviar a náusea e o vomito causado pelo tratamento de câncer.

Saiba mais:

Voltar para Quimioterapia e os Efeitos Colaterais

Anemia 

Constipação

Diarréia 

Dor 

Fadiga 

Infecção

Infertilidade 

Mudanças de Apetite/ Hábitos alimentares

Mudanças na Boca e Garganta

Mudança na pele e nas unhas

Mudanças no Sistema Nervoso Central 

Mudanças no Sistemas Urinário

Mudanças Sexuais

Perda de Cabelo

Sangramento

Náusea e Vômito