Entrar


Entrar

Galeria de Vídeos

Erro
  • JFolder::files: O caminho não é um diretório. Caminho: /home/hcancer/public_html/images/fotos/talento-rosa-2019/Poesias/EMEB-Joaquim-Miguel-dos-SantosAviso
    • JW_SIG_PRG

Efeitos Colaterais - Infecção

Como a quimioterapia está diretamente ligada a sua corrente sanguínea, ela acaba dificultando o processo de criação de novas células brancas realizadas pela medula óssea. Como as células sanguíneas brancas são responsáveis por proteger seu corpo das infecções, sua baixa produção torna seu corpo mais vulnerável.
 
Um dos principais cuidados que se deve ter é estar atento para os sinais da neutropenia (uma deficiência causada pela ausência de células brancas suficientes no sangue). É importante checar sempre os sinais de febre com um termômetro, pelo menos uma vez ao dia ou na quantidade que seu médico indicar. Em caso de temperaturas altas, é importante entrar em contato com sua equipe médica. 
 
cuidados e dicas
 
Exames
 
A equipe responsável por sua quimioterapia irá lhe ajudar a administrar qualquer anormalidade ao realizar a contagem de suas células sanguíneas durante o tratamento. Se sua quimioterapia lhe deixar com níveis baixos preocupantes de células sanguíneas brancas, é bem provável que seja prescrito um medicamento para aumentar o índice de células sanguíneas brancas e baixar o risco de infecção.
 
Lavar as mãos
 
Crie esse constante hábito santes de cozinhar, comer, depois de ir ao banheiro, assuar seu nariz, espirrar, tossir ou tocar animais. Levar um álcool gel ou algum outro tipo de produto que possa esterilizar as suas mãos quando não houver água e sabão.
 
Limpando superfícies
 
É interessante levar lenços que possam limpar as superfícies que você toca. Principalmente, objetos e lugares em que muitas pessoas utilizam como orelhões, maçanetas, torneiras e aparelhos de musculação.
 
Outros cuidados com a higiene
 
Em vez de usar um papel higiênico é interessante utilizar lenços umedecidos ou se limpar com sprays. Sempre informe ao seu médico caso você tenha sangramentos nas áreas retais, dores ou hemorróidas.
 
Viroses
 
Ficar longe de pessoas que estão doentes, isso inclui pessoas com resfriados, gripes, catapora e poliomielite. Fique longe também de pessoas que acabaram de crianças que acabaram de tomar as vacinas dos primeiros anos de vida. Tire suas dúvidas como o médico.
 
Multidões
 
Durante a quimioterapia é recomendável não ficar em lugares que estão cheios de pessoas como shopping centers, supermercados e outros estabelecimentos. Se você tiver ou quiser ir para esses lugares, dê preferência para horários em que eles estão menos cheios.
 
Cuidados
 
Tenha cuidado para não se cortar com facas, tesouras, agulhas e outros objetos pontiagudos. Além de trocar as navalhas e aparelhos com lâminas por barbeadores elétricos, é necessário um cuidado com sua cutícula.
 
Fique alerta para qualquer sinal de dor, vermelhidão, infecção ou inchaço. Deixe seu médico saber dessas alterações.
 
Manter uma boa higiene bucal é importante para não causar infecções. Escovar os dentes sempre após as refeições, usar uma escova de cerdas moles, realizar um buchecho com um enxágüe bucal sem álcool e escovar os dentes antes de dormir, são boas maneiras de evitar infecções. Consulte seu médico e dentista regularmente para ver se não há nenhuma irregularidade.
 
Cuidado com sua pele
 
Tenha cuidado ao se secar passando por todas as partes do corpo, sem deixar nenhuma umidade e sem pressionar demais a toalha contra o seu corpo. Use loções cremosas para impedir que sua pele fique seca ou rachada.
 
Limpe seus cortes.
 
Lave bem as suas feridas com água quente, sabão e anti-séptico para limpar os eventuais cortes que podem ocorrer. Faça isso todos os dias até que seja criada uma casca em cima da ferida.
 
Cuidado com os animais
 
Deve-se evitar que o paciente realize a lavagem dos recipientes de evacuação (fezes e urina) de qualquer animal: como a caixa-higiênica de seu gato, a urina no jornal de seu cachorro, a gaiola dos pássaros e o aquário seu peixe. Sempre lave suas mãos após tocar  qualquer animal .  
 
Vacinas
 
Muitas vacinas funcionam através da inserção de um vírus. Como existem diversos tipos de quimioterapia e efeitos colaterais , não tome nenhuma vacina sem consultar seu médico.
 
Comidas e bebidas
 
Como as comidas com as temperaturas corretas, ou seja:

coma os alimentos que são frios em temperatura fria e coma os alimentos que são quentes em temperatura quente.
 
Lave muito bem frutas e vegetais antes de comê-los.

Não coma alimentos mal-cozinhados como ovos, carnes, peixes, comida do mar, galinha ou carne. Comer alimentos cozinhados dessa forma podem gerar infecções.

Não coma alimentos que passaram da data de validade ou apresentam irregularidades.
 
Cuidados:
 
Você deve procurar a equipe médica se algum dos seguintes sintomas surgirem. Não arrisque tomar remédios sem a recomendação de seus médicos, pois estes podem influir no tratamento. Fique atento para os seguintes sinais:
 
Vermelhidão excessiva
Náuseas
Arrepios
Erupções cutâneas
Dor de Cabeça
Dor de Ouvido
Pescoço duro
Urina escura ou com sangue
Dores ou necessidade freqüente de urinar.
Pressão ou dores nasais

Saiba mais:

Voltar para Quimioterapia e os Efeitos Colaterais

Anemia 

Constipação

Diarréia 

Dor 

Fadiga 

Infecção

Infertilidade 

Mudanças de Apetite/ Hábitos alimentares

Mudanças na Boca e Garganta

Mudança na pele e nas unhas

Mudanças no Sistema Nervoso Central 

Mudanças no Sistemas Urinário

Mudanças Sexuais

Perda de Cabelo

Sangramento

Náusea e Vômito