Entrar


Entrar

Galeria de Vídeos

Erro
  • JFolder::files: O caminho não é um diretório. Caminho: /home/hcancer/public_html/images/fotos/talento-rosa-2019/Poesias/EMEB-Joaquim-Miguel-dos-SantosAviso
    • JW_SIG_PRG

Efeitos Colaterais - Fadiga

Mesmo dormindo regularmente e estando em descanso, a quimioterapia geralmente causa um sentimento extremo de cansaço, desânimo e faz você se sentir pesado, lento e fraco. Muitas pessoas sentem fadiga na quimioterapia por meses, semanas ou anos, depois do fim do tratamento. Sentimentos de estresse, ansiedade e depressão também estão diretamente ligados com a fadiga e são bem comuns quando a quimioterapia é realizada em conjunto com a radioterapia.
 
Outros sintomas que podem gerar fadiga:

Anemia
Dor
Medicações
Mudanças de apetite
 
Esses sentimentos podem ocorrer de uma vez só ou gradualmente. O nível de fadiga independe da quantidade de quimioterapia utilizada e também não esta relacionada com um padrão para cada tipo de quimioterapia. Logo, você pode sentir mais ou menos fadiga alguém tem o mesmo tipo de quimioterapia.
 
Formas de administrar
 
Relaxamento:
 
Atividades relaxantes como meditação, iogas, rezas, ouvir música, ver filmes e outras para relaxar e baixar o estresse.
 
Alimentação:
 
Mantenha comidas de fácil consumo como sopas, iogurte, queijos, frutas e legumes.
Beber muita água também é sempre benéfico.
Como sempre, dividir as suas alimentações em 5 ou 6 pequenas refeições em vez de três grandes alimentações é uma boa maneira de comer melhor.

 
Planeje um tempo para descanso:
 
Você pode se sentir melhor descansando em alguns curtos períodos do dia. Descansar de 10 a 15 minutos ao longo do dia em vez de tirar um cochilo por um longo tempo pode lhe fazer bem. Dormir menos que uma hora durante o dia ajuda a recuperar o ânimo e não prejudica seu sono noturno.
 
Atividades físicas
 
Pesquise qual tipo de atividade pode lhe fazer sentir-se bem e ajudar a dormir a noite. Andar por 15 minutos, fazer ioga ou andar de bicicleta pode ser útil. Pergunte ao seu médico qual a melhor atividade física para fazer durante o período da quimioterapia.
 
Poupar-se de energias extremas
 
Com fatiga, quando você senti-la, você não vai ter muita energia para fazer todas as coisas que você quer. Tente realizar atividades mais quietas, como ler, aprender uma nova língua, estudar ou assistir filmes.
 
Sono regular
 
Com a quimioterapia, você pode querer dormir muito mais do que você costumava antes da quimioterapia. Assim como fazer atividades durante o dia ajudam você a dormir melhor durante a noite, ouvir música, montar quebra-cabeças ou fazer outras atividades relaxantes, antes da hora de dormir, pode ajudar a ter uma noite de sono melhor.
 
Faça programações:
 
É interessante planejar bem o que é melhor para você: trabalhar com uma agenda cheia ou trabalhar com algumas horas a menos ou dias a menos. A fadiga pode afetar a quantidade de energia que você terá para o seu trabalho e organizar-se é uma boa forma de combatê-la. Se seu trabalho permitir, tente verificar a possibilidade de trabalhar em casa. Caso contrário, você pode procurar os seus direitos e ter dispensa médica durante o período da quimioterapia.
 
Converse com quem já teve câncer
 
Ao compartilhar inúmeras experiências com pessoas que já tiveram ou têm câncer, pode ser uma boa maneira de poder driblar a fadiga. Conhecer um grupo de apoio, tanto online, quanto real, é uma maneira muito benéfica de aprender mais sobre o tratamento e ser ajudado. Sua equipe médica pode ajudar e lhe indicar algum grupo conhecido.
 
Deixe outros ajudarem
 
Peça ajuda a familiares e amigos quando você se sentir mal. A ajuda pode ocorrer das mais diversas maneiras relacionadas a cozinhar, pegar alguém na escola ou para levá-lo até algum médico. O importante é não se incomodar para pedir, já que você está passando por um momento delicado.  
 
Diário
 
Planeje melhor como usar o seu tempo. Divida o seu diário com sua equipe médica e analise como estão os seus níveis de energias para poder notar como você está lidando com o cansaço.
 
Medicamentos
 
Veja como seu doutor pode prescrever medicação para ajudar a diminuir a fadiga, dando um sentimento de bem-estar e aumentando seu apetite.


Saiba mais:

Voltar para Quimioterapia e os Efeitos Colaterais

Anemia 

Constipação

Diarréia 

Dor 

Fadiga 

Infecção

Infertilidade 

Mudanças de Apetite/ Hábitos alimentares

Mudanças na Boca e Garganta

Mudança na pele e nas unhas

Mudanças no Sistema Nervoso Central 

Mudanças no Sistemas Urinário

Mudanças Sexuais

Perda de Cabelo

Sangramento

Náusea e Vômito