Entrar


Entrar

Galeria de Vídeos

Erro
  • JFolder::files: O caminho não é um diretório. Caminho: /home/hcancer/public_html/images/fotos/talento-rosa-2019/Poesias/EMEB-Joaquim-Miguel-dos-SantosAviso
    • JW_SIG_PRG

Efeitos Colaterais - Dor

A quimioterapia pode causar alguns efeitos colaterais dolorosos como a queimação, dores de cabeça, dores musculares, dores no estômago, dores nos pés, queimação e formigamento. Além da quimioterapia, há também a dor que pode ser gerada pelo próprio tumor.
 
Relate para o seu médico especificamente:
 
Como é a sua dor? Ela é aguda, constante ou intensa?

Onde você sente dor? É em alguma parte específica ou é em todo o seu corpo?

O quão forte a dor é ? Descreva-a em uma escala de 0 a 10.

O quanto tempo a dor dura? É por alguns minutos, por uma hora ou mais longa?

O que faz a dor melhor ou pior? Por exemplo, colocar uma bolsa de água quente ou água fria? A dor piora se você se move de uma certa maneira?

Você toma medicamentos para a dor? Eles ajudam? Em quanto tempo a dor é amenizada? Com qual freqüência você usa esses medicamentos?

Deixe sua família e seus amigos saberem de sua dor. Assim que eles souberem de sua dor, deixem eles te ajudarem. Se você estiver muito cansado ou com muita dor é necessário chamar alguma equipe médica.
 
Para controle da dor:
 
Tome seus medicamentos em horários regulados e nos dias corretos. Isso é muito importante quando você tem dor o tempo todo.

Não pule nenhuma dose da medicação. A dor é mais difícil de controlar se você espera muita dor aparecer para então se medicar.

Tente realizar esportes, ioga, respirações profundas e um sono de qualidade e sono em dia são maneiras de relaxar. Todos esses fatores ajudam a reduzir a tensão muscular, ansiedade e a dor.

Consulte um especialista em dor ou em cuidados paliativos. Um oncologista, anestesista, neurologista, neurocirurgião ou outro profissional da área da saúde que possa ajudar no controle da dor.

Sempre informe a equipe médica sobre sua relação com a dor. Dependendo do caso, a dor pode alterar o seu tratamento. Quando isso ocorrer, sua medicação de dor necessitará ser alterada.
 

Saiba mais:

Voltar para Quimioterapia e os Efeitos Colaterais

Anemia 

Constipação

Diarréia 

Dor 

Fadiga 

Infecção

Infertilidade 

Mudanças de Apetite/ Hábitos alimentares

Mudanças na Boca e Garganta

Mudança na pele e nas unhas

Mudanças no Sistema Nervoso Central 

Mudanças no Sistemas Urinário

Mudanças Sexuais

Perda de Cabelo

Sangramento

Náusea e Vômito