Entrar


Entrar
Pós Graduação home

Edital N.º 01/2019-IEP/HCB

Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) 
Hospital de Câncer de Barretos (HCB) 
EDITAL N.º 01/2019-IEP/HCB 
 
O Conselho de Pós-Graduação (CPG) do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) – Fundação PIO XII, torna público que, a partir das 9 horas (horário de Brasília) do dia 02 de janeiro até as 12h do dia 30 de dezembro de 2019 estarão abertas as inscrições para o exame de seleção de candidato a ALUNO REGULAR do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ONCOLOGIA, em fluxo contínuo para o ano de 2019. 
 
1) LINHAS DE PESQUISA QUE OFERECERÃO VAGAS:  
a) Oncologia Molecular e Patologia Tumoral;  
b) Cuidados Paliativos e Qualidade de Vida;  
c) Epidemiologia e Prevenção em Câncer; 
d) Oncologia Clínica e Cirúrgica; 
 
2) VAGAS para Mestrado e Doutorado: 30 (trinta). 
 
3) INSCRIÇÕES:
A inscrição do candidato a vaga no Curso de Pós-Graduação será efetuada mediante a apresentação de cópia dos seguintes documentos:  
a) Carteira de Identidade (R.N.E., caso estrangeiro); 
b) Cadastro de Pessoa Física;  
c) Documento militar que comprove estar em dia com as obrigações militares;  
d) Certidão de Nascimento ou Casamento;  
e) Comprovante de conclusão de Curso de Graduação;  
f) Histórico Escolar de Curso de Graduação;  
g) Duas fotos tamanho 3x4; 
h) Carta de anuência de orientador cadastrado no Programa;  
i) Declaração de aceite ao Regimento do Programa e das normas do Curso;  
j) Currículo Lattes atualizado (mínimo de 3 meses);  
k) Apresentação de projeto de pesquisa em consonância com as linhas de pesquisa do programa;  
l) Carta de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Pio XII; 
m) Ficha de TMA (Pesquisa com Imuno-histoquimica/TMA); 
n) Atestado de aprovação em exame de proficiência em língua inglesa em algum dos seguintes programas:  
• TEAP (Test of English for Academic and Professional purposes), obtidos nos últimos 3 (tres) anos. Classificação: B2, equivalente uma faixa de pontuação compreendida entre setenta a oitenta pontos para Mestrado e Doutorado;  
• WAP (Writing for Academic and Professional purposes), obtido nos últimos 3 
(três) anos. Pontuação mínima: 5 (cinco) pontos para Mestrado e Doutorado; 
• IELTS (International English Language Testing System), obtido nos últimos 3 (três) anos. Pontuação mínima: 5 (cinco) pontos para Mestrado e Doutorado; 
• Cambridge FCE ou Cambridge CAE, obtido nos últimos 5 (cinco) anos. Classificação: Near fail para Mestrado e Doutorado; 
• TOEFL (Test of English for Foreign Language), obtido nos últimos 3 (três) anos. Pontuação mínima: 213 (duzentos e treze) pontos para o Computer-Based-Test ou 550 (quinhentos e cinquenta) pontos para o Paper-based-test ou 80 (oitenta) pontos para o Internet-based-test para Mestrado e Doutorado; 
• MICHIGAN, obtido nos últimos 5 (cinco) anos. Classificação: Pass para Mestrado e Doutorado. 
 
o) Aos candidatos de nacionalidade estrangeira cuja língua materna não seja a língua portuguesa, residentes no Brasil, é necessária a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) obtido nos últimos 3 (três) anos. Pontuação Mínima: 2 (dois), classificado no nível 
Intermediário;  
p) Este programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde com área de concentração em Oncologia não cobrará taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade, tratando-se de um curso gratuito. 
 
Os candidatos interessados no programa de doutorado ainda terão que apresentar: 
• Certificado de conclusão de Mestrado acadêmico ou profissionalizante de curso reconhecido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ou cópia de um artigo original completo publicado em revista indexada, Qualis B1 onde o candidato é o primeiro autor. 
 
Os documentos para a inscrição poderão ser entregues na sala da Pós-Graduação no Prédio do IEP (Instituto de Ensino e Pesquisa) pessoalmente ou enviados pelo correio para Hospital de Câncer de Barretos, Sala da Pós-Graduação- IEP, Rua Antenor Duarte Vilela 1331, Bairro Dr. Paulo Prata, Barretos/SP, CEP: 14784-400.  
 
Os projetos de pesquisa que dispuserem da técnica de imunoistoquimica/TMA além dos documentos mencionados no item 3), deverão solicitar na secretaria um formulário específico para validação de sua inscrição no Processo Seletivo. 
 
O candidato receberá a resposta de sua inscrição, com data, horário e local da prova por email. Participarão da seleção somente os candidatos cuja inscrição for deferida pelo Conselho de Pós-Graduação. 
 
4) EXAME DE SELEÇÃO:  
4.1 Os alunos inscritos serão selecionados pela Comissão de Pós-Graduação, cumprindo as seguintes etapas: a) Análise da documentação apresentada; b) Análise do currículo Lattes; c) Apresentação do Projeto de pesquisa em 10 (dez) minutos; d) Entrevista; e) Prova específica. 
4.2 Prova específica: será fornecido ao candidato um artigo em inglês sobre a linha de pesquisa pleiteada. O candidato terá 4 (quatro) horas para ler o artigo e preparar uma apresentação oral sobre o mesmo com duração de 10 (dez) minutos, utilizando recursos multimídia. 
 
5) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: 
Ocorrerá em até 15 (quinze) dias após a data de realização do exame de seleção, no e-mail informado na ficha de cadastro. 
 
6) MATRÍCULA:
A matrícula no Curso de Pós-Graduação como aluno regular seguirá os seguintes critérios: a) A efetivação da matrícula está condicionada à sua homologação pelo Conselho de Pós-Graduação; b) Além da documentação descrita no item 3., o Conselho de Pós-Graduação poderá, em caráter excepcional, requerer a apresentação de documentação complementar; c) Assinatura no Termo de Ciência. 
 
 
 
Barretos, 02 de janeiro de 2019. 
 
 
 
Dr. Carlos Eduardo Paiva 
Coordenador do Programa de Pós-Graduação 
Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP