Entrar


Entrar
Pós Graduação home

EDITAL N.04/2018-IEP/HCB


EDITAL N.04/2018-IEP/HCB

Hospital de Câncer de Barretos (HCB)
Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP)
Comitê de Bolsas e Pesquisa (CBP)

 

1 - INFORMAÇÕES GERAIS

O CPG – Conselho de Pós-Graduação do HCB torna público o Processo Seletivo de Bolsa Institucional da Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos e convida candidatos ao programa de pós-graduação interessados em bolsas de Doutorado, de acordo com o que estabelece o presente Edital.

 

1.1 – Dados do Edital e Cronograma

Vagas:

02 (duas) bolsas

Valor das bolsas:

R$ 2.200,00/mês

Período de Inscrição:

De 05/02/2018 a 02/03/2018

Processo Seletivo:

Entre 05/03 e 16/03/2018

Resultado da Seleção:

23/03/2018

Vigência:

48 meses (renováveis anualmente)

Local de Inscrição:

Secretaria da Pós-Graduação do HCB

 

2 – TEMAS DISPONÍVEIS PARA INSCRIÇÃO:

Os candidatos deverão contatar os orientadores listados abaixo para discussão e elaboração do projeto de pesquisa.

PROJETO A

Docente: Dr. Luiz Fernando Lopes

E-mailO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Título: “Estudo da peregrinação dos pacientes pediátricos e adolescentes e o impacto no atraso diagnóstico de câncer”

Resumo:

Sabemos que as taxas de cura do câncer infantil e dos adolescentes está intimamente relacionada ao diagnóstico precoce ou tardio. Sabemos também que as condições de saúde de nosso pais, assim como sócio econômica pode dificultar a chegada precoce ao hospital especializado, assim como a baixa escolaridade dos familiares atrasam na percepção de que algo está acontecendo com a criança ou de que algo tem que ser feito rapidamente para criar as condições favoráveis para a chegada para o tratamento do câncer o mais rápido possível.

O projeto visa estudar os fatores de influência para o atraso na chegada a Barretos. Tais como, quantos médicos que avaliaram a criança desde o início de seus sinais e sintomas, tipo de especialidade, porque os pais procuram mais de um médico, qual região brasileira a criança mora, condições sócio econômica das famílias, escolaridade dos pais, etc. 

 

PROJETO B

Docente: Dr. Vinicius de Lima Vazquez

E-mailO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Título: “Abordagens contemporâneas em educação para o controle do tabagismo”

Resumo:

Sabemos que o tabagismo em suas diversas formas é um grave problema de saúde pública e o principal fator causal evitável de câncer. Cerca de 30% dos óbitos por câncer poderiam ser evitados pela cessação do tabagismo. Outras doenças crônicas também são diretamente causadas pelo vício do tabaco como as respiratórias e cardiovasculares.

O objetivo deste projeto é desenvolver e mensurar técnicas de treinamento e educação tanto para população de risco ou em uso de tabaco, como para profissionais da saúde que lidam com portadores de câncer tabagistas, envolvendo tecnologias contemporâneas como educação a distância e uso de aplicativos móveis.  

 

O projeto deve ser formatado com letra calibri 12, espaçamento 1, com os seguintes itens: título, aluno/orientador, introdução, objetivos, metodologia, cronograma de atividades, referências bibliográficas. A capa deve conter o título do trabalho, nome do aluno e orientador e a data.

 

3 – DAS INSCRIÇÕES

Os documentos para a inscrição poderão ser entregues na sala da Pós-Graduação no Prédio do IEP (Instituto de Ensino e Pesquisa) pessoalmente ou enviados pelo correio para Hospital de Câncer de Barretos, Sala da Pós-Graduação- IEP, Rua Antenor Duarte Vilela 1331, Bairro Dr. Paulo Prata, Barretos/SP, CEP: 14784-400.

3.1 – Dos documentos:

a)      Ficha de Inscrição;

b)     Carteira de Identidade* (R.N.E., caso estrangeiro);

c)       Comprovante de conclusão de Curso de Graduação*;

d)     Histórico Escolar de Curso de Graduação*;

e)      Diploma de conclusão de Mestrado acadêmico ou profissionalizante de curso reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)**;

f)       Histórico escolar do Mestrado**;

g)      1 foto, tamanho 3x4;

h)     Carta de anuência de orientador cadastrado no Programa;

i)       Declaração de aceite ao Regimento do Programa e das normas do Curso;

j)        Currículo Lattes atualizado (mínimo de 3 meses);

k)      Apresentação de projeto de acordo com um dos temas citados no item 2 deste edital;

* Documentos autenticados ou apresentação dos documentos originais.

** Documentos não obrigatórios, pois a Bolsa poderá ser aplicada a Doutorado Direto.

 

Este programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde com área de concentração em Oncologia não cobrará taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade, tratando-se de um curso gratuito.

 

O candidato receberá a resposta de sua inscrição, com data, horário e local da prova por e-mail. Participarão da seleção somente os candidatos cuja inscrição for deferida pelo Conselho de Pós-Graduação.

 

Obs.: A ausência de quaisquer documentos solicitados neste edital implicará na desclassificação imediata do candidato.

 

4 – PROCESSO SELETIVO: ETAPAS E CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

4.1 – Os alunos inscritos serão selecionados pelo Conselho de Pós-Graduação, cumprindo as seguintes etapas: a) Análise da documentação apresentada; b) Análise do currículo Lattes; c) Apresentação de Artigo (Prova Específica); d) Apresentação do Projeto de Pesquisa (10 minutos); e) Entrevista.

4.2 – Prova específica: Será fornecido ao candidato um artigo em inglês sobre a linha de pesquisa pleiteada. O candidato terá 4 horas para ler o artigo e preparar uma apresentação oral sobre o mesmo, com duração de 10 minutos, utilizando recursos multimídia.

4.3 – Para a classificação do candidato a banca avaliadora atribuirá notas de 0 (zero) a 10 (dez), de acordo com os seguintes critérios:

ü  Avaliação do candidato: histórico acadêmico (peso: 50%); clareza da apresentação e familiaridade com o tema (peso: 25%); e apresentação do artigo científico (peso: 25%).

As bolsas serão distribuídas de acordo com a classificação aos candidatos que atingirem maior pontuação.

 

5 – MATRÍCULA:

5.1 – Para efetivar a matrícula no Programa de Pós-Graduação, os candidatos aprovados deverão apresentar cópia dos seguintes documentos:

a)      Cadastro de Pessoa Física;

b)     Documento militar que comprove estar em dia com as obrigações militares;

c)      Certidão de Nascimento ou Casamento;

d)     Carteira de Trabalho ou documento correspondente que comprove o período do possível vínculo empregatício (cópia das páginas: de identificação, do último vínculo de trabalho, bem como a página seguinte em branco) ou declaração de que não possui vínculo empregatício;

e)      Apólice de seguro de vida contra acidentes pessoais (realizado em qualquer agência bancária, casa de crédito ou via internet), presente na vigência o período onde se encontrará junto a Fundação Pio XII;

f)       Carteira de vacinação atualizada com doses de Hepatite B e Tétano;

g)      1 foto, tamanho 3x4;

h)     Ficha de TMA (Pesquisa com Imuno-histoquimica/TMA)*;

i)       Carta de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Pio XII**;

j)       Atestado de aprovação em exame de proficiência** em língua inglesa em algum dos seguintes programas:

TEAP (Test of English for Academic and Professional purposes), obtidos nos últimos 3 (três) anos. Classificação: B2, equivalente uma faixa de pontuação compreendida entre setenta a oitenta pontos para Mestrado e Doutorado.

WAP (Writing for Academic and Professional purposes), obtido nos últimos 3 (três) anos. Pontuação mínima: 5 (cinco) pontos;

IELTS (International English Language Testing System), obtido nos últimos 3 (três) anos. Pontuação mínima: 5 (cinco) pontos;

Cambridge FCE ou Cambridge CAE, obtido nos últimos 5 (cinco) anos. Classificação: Near fail;

TOEFL (Test of English for Foreign Language), obtido nos últimos 3 (três) anos. Pontuação mínima: 213 (duzentos e treze) pontos para o Computer-Based-Test ou 550 (quinhentos e cinquenta) pontos para o Paper-based-test ou 80 (oitenta) pontos para o Internet-based-test;

MICHIGAN, obtido nos últimos 5 (cinco) anos. Classificação: Pass.

k)     Aos candidatos de nacionalidade estrangeira cuja língua materna não seja a língua portuguesa, residentes no Brasil, é necessária a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) obtido nos últimos 3 (três) anos. Pontuação Mínima: 2 (dois), classificado no nível Intermediário.

l)       Além dos documentos supracitados, o aluno deverá assinar Termo de Compromisso, disponibilizando-se a cumprir horários, prazos, atividades e preceitos éticos e morais da Fundação Pio XII.

 

* Os projetos de pesquisa que dispuserem da técnica de imunoistoquimica/TMA deverão solicitar na secretaria um formulário específico para validação de sua matrícula no Processo Seletivo.

** O documento poderá ser apresentado até 3 (três) meses após a matrícula, sob pena de advertência e desligamento do programa.

 

6 – REQUISITOS E COMPROMISSOS DO ALUNO

6.1 Ter exclusividade para o estudo e carga horária semanal mínima de 40 horas para o cumprimento das atividades, determinadas a critério do orientador.

6.2 No prazo de 3 (três) meses após aprovação no processo seletivo, apresentar parecer positivo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e atestado de aprovação em exame de proficiência.

6.3 O aluno aprovado deverá cumprir adequações operacionais, visando a realização de atividades no contexto da Fundação Pio XII.

 

Barretos, 05 de fevereiro de 2018.

 

 

 

Dr. Adhemar Longatto Filho                                         Dr. Rui Manuel Vieira Reis
Pró-reitor e Coordenador                                             Coordenador do Comitê de
Programa de Pós-Graduação                                       Bolsas e Pesquisa – CBP