Entrar


Entrar
Pós Graduação home

EDITAL N.12/2017-IEP/HCB

Edital encerrado!

 Resultado - EDITAL N.12/2017-IEP/HCB

 

1 - INFORMAÇÕES GERAIS

O CPG – Conselho de Pós-Graduação do HCB torna público o Processo Seletivo de Bolsa Institucional da Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos e Bolsas do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES, convida candidatos ao programa de pós-graduação interessados em bolsas de mestrado, de acordo com o que estabelece o presente Edital.

 

1.1 – Dados do Edital e Cronograma

Vagas:

02 (duas) bolsas para Mestrado nos temas/orientador apresentados no item 7 deste Edital

Valor das bolsas:

Mestrado: R$ 1.500,00/mês

Período de Inscrição:

De 07 a 30 de novembro de 2017

Processo Seletivo:

De 04 a 07 de dezembro de 2017

Resultado da Seleção:

08 de dezembro de 2017

Vigência:

24 meses (renováveis anualmente)

Local de Inscrição:

Secretaria da Pós-Graduação do HCB

 

1.2 - Das Condições:

Atender as exigências do PROSUP, http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/prosup, estabelecidas na Portaria n.º 181, de dezembro de 2012, disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_181_de-18122012.pdf.

 

1.3 – Conceito

O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares/ PROSUP - tem por objetivo apoiar discentes de Programas de Pós-Graduação stricto sensu oferecidos por Instituições Particulares de Ensino Superior, contribuindo para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, imprescindíveis ao desenvolvimento do País.

 

2 – REQUISITOS DO PROJETO DE PESQUISA

2.1 – O projeto de pesquisa deve apresentar relevância científica, clínica e ou tecnológica na área oncológica e viabilidade técnica de execução;

2.2 – O projeto deve conter, entre 6 (seis) e 10 (dez) páginas, com letra calibri 12 espaço 1, os seguintes itens: título, aluno/orientador, introdução, objetivos, metodologia, cronograma de atividades, referências bibliográficas.

2.3 – No prazo de 3 (três) meses ter a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

2.4 – Na folha de rosto conter, Título do Trabalho, Nome do Aluno e Orientador, data e assinatura de ambos;

 

3 – REQUISITOS E COMPROMISSOS DO ALUNO

3.1 – Ter carga horária semanal mínima de 40 horas para o cumprimento das atividades, determinadas a critério do orientador.

3.2 – Apresentar relatório parcial a cada sies meses, redigidos em linguagem e formato científicos, de acordo com o Manual de Apresentação de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação do HCB, juntamente com a avaliação da Banca de Acompanhamento.

 

4 – DAS INSCRIÇÕES

Os candidatos deverão contatar os orientadores listados no item 7 deste edital para discussão e elaboração do projeto de pesquisa.

 Os documentos para a inscrição poderão ser entregues na sala da Pós-Graduação no Prédio do IEP (Instituto de Ensino e Pesquisa) pessoalmente ou enviados pelo correio para Hospital de Câncer de Barretos, Sala da Pós-Graduação- IEP, Rua Antenor Duarte Vilela 1331, Bairro Dr. Paulo Prata, Barretos/SP, CEP: 14784-400.

4.1 – Dos documentos:

a) Ficha de Inscrição;

b) Carteira de Identidade* (R.N.E., caso estrangeiro);

c) Cadastro de Pessoa Física;

d) Documento militar que comprove estar em dia com as obrigações militares;

e) Certidão de Nascimento ou Casamento;

f) Cópia da Carteira de Trabalho ou documento correspondente que comprove o período do possível vínculo empregatício (cópia das páginas: de identificação, do último vínculo de trabalho, bem como a página seguinte em branco) ou declaração de que não possui vínculo empregatício;

g) Comprovante de conclusão de Curso de Graduação*;

h) Histórico Escolar de Curso de Graduação*;

i) Três fotos tamanho 3X4;

j) Carta de anuência de orientador cadastrado no Programa;

k) Declaração de aceite ao Regimento do Programa e das normas do Curso;

l) Currículo Lattes atualizado (mínimo de 3 meses);

m) Apresentação de projeto de acordo com um dos temas citados no item 7 deste edital;

n) Atestado de aprovação em exame de proficiência** em língua inglesa em algum dos seguintes programas:

  • TEAP (Test of English for Academic and Professional purposes), obtido nos últimos 3 (tres) anos. Pontuação mínima: 8 (oito);
  •  WAP (Writing for Academic and Professional purposes), obtido nos últimos 3 (três) anos. Pontuação mínima: 5 (cinco) pontos;
  • IELTS (International English Language Testing System), obtido nos últimos 3 (três) anos. Pontuação mínima: 5 (cinco) pontos;
  • Cambridge FCE ou Cambridge CAE, obtido nos últimos 5 (cinco) anos. Classificação: Near fail;
  • TOEFL (Test of English for Foreign Language), obtido nos últimos 3 (três) anos. Pontuação mínima: 213 (duzentos e treze) pontos para o Computer-Based-Test ou 550 (quinhentos e cinquenta) pontos para o Paper-based-test ou 80 (oitenta) pontos para o Internet-based-test;
  • MICHIGAN, obtido nos últimos 5 (cinco) anos. Classificação: Pass.

*documentos autenticados ou apresentação dos documentos originais.

**podendo ser apresentado até 3 (três) meses após a matrícula, sob pena de advertência e desligamento do programa.

 

Aos candidatos de nacionalidade estrangeira cuja língua materna não seja a língua portuguesa, residentes no Brasil, é necessária a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) obtido nos últimos 3 (três) anos. Pontuação Mínima: 2 (dois), classificado no nível Intermediário;

Este programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde com área de concentração em Oncologia não cobrará taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade, tratando-se de um curso gratuito.

O candidato aprovado no processo seletivo ainda deverá apresentar cópia de uma apólice de seguro de vida específico e carteira de vacinação.

Se o candidato for contemplado com bolsa CAPES, dados bancários de uma conta no Banco do Brasil deverão ser informados para possibilitar o pagamento da Bolsa.

 

Obs.: A ausência de quaisquer documentos solicitados neste edital implicará na desclassificação imediata do candidato.

 

5 – EXAME DE SELEÇÃO:

5.1 – Os alunos inscritos serão selecionados pelo Conselho de Pós-Graduação, cumprindo as seguintes etapas:

a) Análise da documentação apresentada;

b) Análise do currículo Lattes;

c) Apresentação do Projeto de pesquisa em 10 (dez) minutos;

d) Apresentação de artigo científico.

5.2 – Será fornecido ao candidato um artigo em inglês sobre a linha de pesquisa pleiteada. O candidato terá 4 (quatro) horas para ler o artigo e preparar uma apresentação oral sobre o mesmo com duração de 10 (dez) minutos, utilizando recursos multimídia.

 

6 – CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DO ALUNO

Para a classificação do candidato a banca avaliadora atribuirá notas de 0 (zero) a 10 (dez), de acordo com os seguintes critérios:

a) Avaliação do candidato: histórico acadêmico; clareza da apresentação; familiaridade com o tema; e apresentação do artigo científico em mídia, com duração de 10 (dez) minutos – desempenho do candidato; (peso: 50%)

b) Apresentação do Projeto (escrito): relevância científica; execução factível e inovação; (peso: 25%)

c) Currículo do Orientador: publicações; orientações e captação de fomento. (peso: 25%)

As bolsas serão distribuídas de acordo com a classificação aos candidatos que atingirem maior pontuação.

 

O aluno selecionado deverá cumprir adequações operacionais, visando a realização de atividades no Contexto da Fundação Pio XII. O mesmo poderá assumir suas atividades após as adequações descritas abaixo. Na ausência de adequação no prazo de um mês após o resultado do Edital, o mesmo perderá sua vaga. São estas:

a) Assinar termo de compromisso, disponibilizando-se a cumprir horários, prazos, atividades e preceitos éticos e morais da Fundação Pio XII;

b) Cópia do Seguro de Vida, presente na vigência do período onde se encontrará junto a Fundação Pio XII;

c) Cópia da carteira de vacinação.

 

7 – TEMAS DISPONÍVEIS PARA INSCRIÇÃO:

Orientador: Dra. Ana Carolina de Carvalho

Título/Tema: Detecção e Caracterização de alterações moleculares em amostras de tecido e fluidos corpóreos de pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

Área de Concentração: Básico/Translacional

e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

 

Orientador: Dra. Denise Peixoto Guimarães

Título/Tema: Investigação de alterações moleculares do câncer colorretal e lesões precursoras: perspectivas do rastreamento molecular do câncer colorretal.

Área de Concentração: Básico/Translacional

e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Orientador: Dra. Edenir Inêz Palmero

Título/Tema: Utilização de painéis gênicos para identificação de famílias em risco para câncer hereditário..

Área de Concentração: Básico/Translacional

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Orientadora: Dra. Denise Peixoto Guimarães

Título/Tema: Análise de hipermetilação gênica nas lesões precursoras e no câncer colorretal e nas amostras pareadas de sangue periférico.

Área de Concentração: Básico/Translacional

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Orientadora: Dra. Fabiana de Lima Vazquez

Título/Tema: PRECAMA: Subtipos moleculares de câncer de mama em mulheres pré-menopáusicas Latino Americanas: estudo multicêntrico, caso-controle e de base populacional.

Área de Concentração: Clínica

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Orientadora: Dra. Fabiana de Lima Vazquez

Título/Tema: Rastreio de lesões orais precursoras de câncer: integração estratégica e recursos metodológicos.

Área de Concentração: Clínica

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Orientadora: Dra. Fabiana de Lima Vazquez

Título/Tema: Uso da imagem óptica em tempo  real no rastreamento do câncer bucal: um estudo de validação.

Área de Concentração: Clínica

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Orientador: Dr. Rui Manuel Vieira Reis

Título/Tema: Perfil molecular de tumores de pulmão atendidos na Hospital de Câncer de Barretos.

Área de Concentração: Básico/Translacional

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Orientador: Dr. José Humberto T. G. Fregnani

Título/Tema: Comparação de dois protocolos de detecção de HPV na urina: com e sem adição de EDTA.

Área de Concentração: Básico/Translacional

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .br

 

 

Orientador: Dr. José Humberto T. G. Fregnani

Título/Tema: Comparação da quantificação de células cervicais em SurePath e ThinPrep de acordo com o tipo de escova de coleta e o tipo de deposição no meio líquido.

Área de Concentração: Básico/Translacional

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .br

 

 

Orientador: Dr. José Humberto T. G. Fregnani

Título/Tema: Percepção do altruísmo entre participantes de pesquisa clínica, pesquisadores e membros de comitê de ética em pesquisa.

Área de Concentração: Clínico

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .br

 

 

Barretos, 07 de novembro de 2017.

 

Comitê de Bolsas e Pesquisa – CBP
Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP
Hospital de Câncer de Barretos – HCB

Attachments:
Download this file (01 Ficha de Inscrição_ME_BOLSA_Nov2017.doc)Ficha de Inscrição[Ficha de Inscrição]241 Kb
Download this file (EDITAL Pos-graduacao em Oncologia_HCB_12-2017 BOLSAS-ME.pdf)EDITAL N.12/2017-IEP/HCB[EDITAL N.12/2017-IEP/HCB]581 Kb