Entrar


Entrar

Follow-up

“Follow up” significa acompanhamento ou seguimento de determinados acontecimentos, cuidando para que os resultados esperados sejam alcançados. Dentro de uma rotina hospitalar, o seguimento de um paciente é importante para se ter um maior acompanhamento de seu caso quanto a seu tratamento e situação de saúde, atualizando assim as informações contidas em seu prontuário. É importante salientar que essa busca ativa por informações não objetiva a convocação do paciente para um retorno ao hospital, visa apenas ter maiores notícias sobre seu estado de saúde e atualizá-las em seu histórico na instituição.
 

Dentro do Hospital de Câncer de Barretos, este setor localiza-se no Registro de Câncer e é responsável pela localização de pacientes que abandonaram o tratamento, ou que não retornaram a instituição por algum motivo. Trata-se de um setor que busca continuamente obter informações sobre a situação de saúde do paciente naquele momento, além de dados sobre a continuidade ou não de seu tratamento em outro local.
 

A busca pelos pacientes é feita de forma cuidadosa e detalhada, para que as informações obtidas sejam as mais consistentes possíveis. Quando constatado no prontuário que o paciente já há algum tempo não tem acompanhamento no hospital, a busca por informações atualizadas é iniciada. A procura começa com base em informações previamente conhecidas, como idade, localização primária do câncer e término do tratamento. Uma vez que os casos sejam considerados graves, o contato é feito diretamente em cartórios, cemitérios, prefeituras (guias de sepultamento) e funerárias, a fim de se obter as corretas datas de óbito, causas e o local onde ocorreu o falecimento. Se os casos são considerados não graves, tenta-se um contato direto com o paciente ou família, amigos (vizinhos), secretaria da saúde, assistentes sociais ou hospitais.
 

Nós da Fundação Pio XII dispomos de um Follow up com apenas 2% de perda de seguimento de pacientes. Tal fato vem ao encontro do compromisso e responsabilidade do nosso setor, que é o de manter todas as informações sobre os pacientes atualizadas, respeitando sempre os limites e privacidade de cada um.