Festival Cuidar

Introdução

O senso comum tem feito as pessoas entenderem, de forma pejorativa, que Cuidados Paliativos significam abandono, desprezo e que não há mais nada a se fazer. Mas na verdade é o oposto disso. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cuidados paliativos “É uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares que estão enfrentando problemas associados com doenças ameaçadoras da vida através da prevenção e do alívio do sofrimento por meio da avaliação precoce e avaliação e tratamento impecável da dor e dos problemas físicos, psicossociais e espirituais”. Portanto, frente a demandas tão amplas, esse tipo de cuidado se caracteriza por ser intensivo e com muitas coisas a serem feitas, pois prevenir e aliviar o sofrimento não são tarefas simples e nem fáceis.

            A fim de propiciar uma oportunidade para que a população leiga compreenda melhor o que são cuidados paliativos, qual o verdadeiro papel do Hospital São Judas Tadeu e que essa população entenda que os cuidados paliativos são um direito humano, o Hospital São Judas Tadeu iniciou em 2014 uma parceria com o Núcleo de Educação em Câncer e o Setor de Educação da Região de Barretos  para promover uma ação cultural que conta com a participação de alunos do Ensino Fundamental II e Médio das escolas de Barretos e região, cujo a temática foi inicialmente abordada através de um festival cultural repleto de danças e teatros com a temática dos Cuidados Paliativos. Posteriormente, em 2015, o NEC assumiu o projeto como parceria com o Hospital São Judas e com o Setor de Educação, contribuindo diretamente com a articulação e preparação dos grêmios estudantis das escolas e com uma gincana pedagógico-cultural. Em 2019, o projeto foi reformulado retornando ao caráter artístico.

 

Público-alvo:

Alunos do Ensino Fundamental II e Médio da rede escolar pública e privada de Barretos e região.

 

Objetivo

Levar o assunto dos Cuidados Paliativos e da Morte para discussão na escola de maneira didática.

 

Metodologia

O projeto inicia-se através de uma capacitação aos educadores sobre o tema, na qual, recebem orientações de como desenvolvê-lo em sala de aula. Na ocasião também são convidados a participar de uma visita à Unidade de Cuidados Paliativos.

O projeto estimula os alunos a realizarem produções artísticas inspiradas na temática como: teatro, dança, vídeos, desenhos, parodias, flash mobile, entre outros e apresentarem em suas respectivas escolas.

Como culminância do projeto os alunos poderão apresentar suas produções no Festival Cuidar concorrendo a troféus e prêmios. Para isso, deverão passar por uma previa seleção (através do envio de vídeos da ação) de uma banca avaliadora, compostas por profissionais do H.A., Diretoria de Regional e Secretaria Municipal de Ensino. Todas as atividades deste projeto visam abordar o tema de forma dinâmica e lúdica.

 

 


 

Escolas Classificadas 

Lista de escolas classificadas 

 

Orientações - Festival Cuidar

Critérios para participação

 

Subsídios para os docentes:

Cuidados Paliativos - Panorama geral 

O que são os Cuidados Paliativos

O Impacto na qualidade de vida de pacientes idosos sob cuidados paliativos causado pelo câncer

Rubem Alves - Sobre a Morte 

 

Vídeos 

Dose de Saúde - O que são cuidados paliativos? 

Luz, Câmera e Ação -  Por Dentro do HCB: Hospital São Judas Tadeu

Conhecendo - Unidade de Cuidados Paliativos - Atendimento Domiciliar de Jales

A Fisioterapia nos cuidados paliativos - Adriana Ferreira | Luz, Câmera e Ação Contra o Câncer 

La Dama y la Muerte (versión musical Víctor Zalalla)

Institucional Hospital São Judas Tadeu 

 

Vídeos Complementares 

Conhecendo - A musicoterapia na Unidade de Cuidados Paliativos do HCB

Conhecendo - A Terapia Ocupacional na Unidade de Cuidados Paliativos

A terapia ocupacional nos cuidados paliativos - Fernanda Rugno | Luz, Câmera e Ação Contra o Câncer

Nosso diferencial nos cuidados paliativos (Enf. Regiane Lellis) | Luz, Câmera e Ação Contra o Câncer

Cuidados Paliativos em Oncologia - Dra. Heloísa Scapulatempo | Luz, Câmera e Ação Contra o Câncer