Festival Cuidar

Introdução

Através do senso comum os cuidados paliativos adquiriram um significado pejorativo de abandono, desprezo, em que não há nada mais a ser feito.  No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (1990), “Cuidados Paliativos consistem na abordagem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, no enfrentamento de doenças que oferecem risco de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Isto significa a identificação precoce e o tratamento da dor e outros sintomas de ordem física, psicossocial e espiritual”.

Portanto, a fim de desmistificar o que são os Cuidados Paliativos, o Hospital São Judas Tadeu convida o Núcleo de Educação em Câncer/ Setor Educação no ano de 2014, para promover uma ação cultural que conta com a participação de alunos do Ensino Fundamental II e Médio das escolas de Barretos e região, cujo a temática foi inicialmente abordada através de um festival cultural repleto de danças e teatros com a temática dos Cuidados Paliativos. Posteriormente, em 2015, o NEC assume o projeto como parceria contribuindo diretamente com a articulação e preparação dos grêmios estudantis das escolas e com uma gincana pedagógico-cultural.

 

Objetivo

Desmistificar o tabu sobre cuidados paliativos na sociedade através da conscientização de adolescentes, tornando-os mais sensíveis a esta temática e também nossos aliados na divulgação junto à comunidade da importância desse trabalho.

 

Metodologia

O projeto se inicia com a arrecadação de mantimentos para o Hospital São Judas Tadeu por meio das escolas participantes, onde simultaneamente são proferidas palestras de sensibilização sobre o tema para as mesmas. As quatro escolas que mais arrecadarem os mantimentos são convidadas a participarem de uma visita à Unidade de Cuidados Paliativos e também de uma gincana cultural. Nessa gincana são realizadas diversas provas interativas que simulam as condições de vida dos pacientes em cuidados paliativos, além de elaborarem teatros, danças ou músicas. Todas estas atividades visam abordar o tema “cuidados paliativos” de forma dinâmica e lúdica. Finalmente, depois de todas as atividades o evento é finalizado com a premiação das escolas com troféus e um delicioso almoço de confraternização.

Resultados:

No ano de 2018, foi realizado o quarto evento com a participação de aproximadamente 200 alunos das escolas:

E.M. Professor Giuseppe Carmimeo

E.E. Valois Scortecci

E.E. Enoch Garcia Leal – vencedora da gincana.

E.E. Professora Dalva Lellis Garcia Prado

*Foram arrecadados por todas as escolas a soma de 2000 litros de leite doados ao Hospital São Judas Tadeu.