Simpósio de Educação em Saúde

Introdução

     Este evento foi proposto a partir de 2016 para fortalecer o movimento de Educação em Saúde voltado para o Câncer fomentado pelo Hospital de Câncer de Barretos junto aos seus parceiros, através da promoção de um espaço que visa estimular o diálogo sobre as temáticas dos campos da educação e da saúde.

 

Objetivo

    Promover e estimular o diálogo sobre temáticas que versam os campos da educação e da saúde tendo em vista a troca de experiências e a oportunidade de desenvolver estratégias que embasem os trabalhos e projetos neste campo.

 

Público-alvo: parceiros, profissionais de saúde e de educação e dos setores acadêmicos, interessados em apresentar e trocar experiências.

 

 

 

Metodologia

           O evento conta com a participação de palestrantes que abordam e abrem discussões sobre a temática de educação em saúde e, ocorre também a exposição de projetos enviados, em formato de resumo ampliado e pôsteres, sendo os que mais se destacam são premiados. Os resumos são publicados em formato de Anais de Evento, registrado na Biblioteca Nacional.

       Além disso, o Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor de Barretos apresenta os seus projetos educativos e resultados. O Simpósio proporciona novas ideias e conceitos para se trabalhar temas como hábitos de vida, cultura do autocuidado, promoção de saúde e prevenção em câncer.  Estratégias como essas demonstram que é possível desenvolver maior articulação entre os agentes e profissionais de diferentes áreas de atuação, incentivando uma construção crescente de parcerias e projetos.

 

 

 

Resultados

    Nas duas primeiras edições, que ocorreram em dezembro de 2016 e 2017, tivemos uma média de público de 200 pessoas. Além disso, foram aceitos 36 resumos (145 autores envolvidos) oriundos de 15 instituições diferentes. Já no ano de 2017, foram aceitos 28 resumos (100 autores envolvidos) oriundos de 15 instituições diferentes. Todos os resumos foram apresentados em formato de pôster.