Desvendando a ciência

Desvendando a Ciência 2016

Essa iniciativa proporciona aos alunos participantes o contato com um laboratório de pesquisa, possibilitando a ampliação do conhecimento e elucidando o papel do pesquisador e o que a ciência pode proporcionar no avanço da prevenção e tratamento do câncer. Para isto, os alunos do ensino médio da cidade de Barretos estão convidados a participarem deste projeto.
Regulamento:
Para se inscrever os alunos deverão estar cursando o ensino médio na cidade de Barretos, podendo ser matriculado em escola pública ou privado. Neste ano de 2016 o Desvendando a Ciência ocorrerá nos dias 03 e 24 de setembro, no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Câncer de Barretos.
As inscrições serão realizadas até o dia 19 de agosto de 2016 pela direção escola através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no ato da inscrição as escolas escolherão o horário de preferência para visita e participação de seus alunos nas atividades. A permanência dos alunos no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular será de 1 hora, e serão formadas turmas de no máximo 20 alunos por escola, para visitação.
Principais atividades aos participantes:
Microscopia
O microscópio permite ampliar objetos pequenos, auxiliando na identificação de diferentes estruturas celulares, contribuindo assim para o diagnóstico de diversas doenças, como o câncer. Além disso, é muito utilizado na área de pesquisa, auxiliando na análise de biomarcadores.

Cultura de células

Nessa atividade os alunos receberão noções básicas sobre o que é uma célula e quais os seus componentes. Também será abordado como é feito o manuseio das culturas celulares, incluindo a importância de se trabalhar em ambiente estéril e como estes experimentos in vitro são importantes na pesquisa do câncer. Sendo assim, os participantes poderão visualizar ao microscópio as linhagens de diferentes tipos tumorais, bem como compreender como o modelo de cultura celular é utilizado na descoberta de novas terapias.


O estudo do Papilomavírus Humano (HPV)

O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos informações básicas sobre o vírus do papiloma humano responsável pelo desenvolvimento de câncer de colo de útero e a forma de prevenir este tipo de câncer. Para isto, os participantes visualizarão no microscópio amostras de colo uterino saudável e com câncer, ambas colhidas durante um exame ginecológico de rotina, semelhante ao procedimento diagnóstico feito pelo médico.
Extração de DNA
O DNA é uma molécula que tem apresentado destaque na mídia devido aos projetos genoma, filmes de ficção e testes de paternidade. Além disso, sabe-se que essa molécula apresenta um grande papel na origem e progressão do câncer, devido à alterações na sua sequência. A atividade proposta visa trazer o DNA à realidade do aluno, contextualizando com a pesquisa do câncer e corrigindo também possíveis erros conceituais. Para tal, processos de rotina que podem parecer distantes, como a extração do DNA, pode ser demonstrada com ingredientes encontrados em qualquer cozinha, tal como morango, álcool, sal e detergente. Dessa forma, essa prática contribui para a formação dos conceitos básicos do aluno sobre o isolamento, estrutura e função do DNA, assim como sobre o câncer.