Cuidando da Saúde da Educação

Introdução:

     O projeto Cuidando da Saúde da Educação surgiu em 2015 mediante a uma sugestão do Secretário de Educação do município de Barretos da época, que apontou a necessidade de promover a conscientização sobre a prevenção do câncer também entre os profissionais da educação (docentes, gestores, administrativos, serviços gerais, cozinha, ou seja, todos os colaboradores envolvidos de alguma forma no ambiente escolar).

    Desde então, o Núcleo de Educação em Câncer/Setor Educação atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Ensino de Barretos desenvolvendo anualmente este projeto a fim de informar, sensibilizar e orientar os trabalhadores da área da educação sobre os fatores de risco dos principais tipos de câncer, assim como a motivação para a realização dos exames de prevenção.

    Este projeto visa aumentar o número de diagnósticos precoces de câncer, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para este público alvo e todos aqueles de seu convívio.

 

Objetivo:

   Sensibilizar os profissionais da área de educação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, conscientizando sobre a necessidade da realização periódica dos exames preventivos, assim como, motivá-los a disseminarem este conhecimento às pessoas de seu convívio e à comunidade em geral.

 

Público-alvo: profissionais da área de educação da rede pública do Município de Barretos

 

Metodologia:

   Este projeto acontece junto às unidades de ensino da cidade de Barretos através de palestras de sensibilização sobre o tema da prevenção do câncer e a importância do diagnóstico precoce estimulando a realização dos exames preventivos regulares.

   O conteúdo das palestras é apresentado por meio da exposição de slides ilustrativos e explicativos, nos quais são usados figuras e esquemas que permitem uma assimilação mais clara e didática dos conteúdos.

Durante as palestras serão abordados aspectos relacionados aos sinais e sintomas dos tipos de câncer de grande incidência, para os quais existem programas de prevenção no Hospital de Amor.

    Após as palestras são disponibilizados exames preventivos no Ambulatório de Prevenção do Hospital de Amor e são organizados e monitorados o agendamento e a realização dos exames preventivos.

 

Resultados

   No ano de 2017, o projeto realizou 22 palestras voltadas para as 50 Unidades de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Barretos atingindo a marca de 717 participantes e 490 exames preventivos agendados.