Concurso de Redação

Introdução

O projeto “Concurso de Redação” surge em 2013 por meio da parceria do Núcleo de Educação em Câncer com a Secretaria Municipal de Educação de Barretos, mediante a necessidade de transmitir o conhecimento científico produzido pelo Hospital de Amor para toda a comunidade. Além disso, a produção de redações desenvolve no aluno diversas competências, como a aprendizagem da língua portuguesa, desenvolvimento de opinião, expansão do vocabulário e conhecimento, entre diversas outras. Dessa forma, o concurso de redação foi desenvolvido para promover a reflexão e conscientização de seu público sobre o câncer, ciência e saúde, através dos temas das redações que giram em torno desses assuntos, fazendo com que os alunos pesquisem, investiguem, dialoguem, e formem sua própria opinião sobre essa temática.

A partir de 2016 através da parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o Concurso é ampliado para todas as escolas do Estado de São Paulo.

É um projeto voltado para os alunos do Ensino fundamental II (9°Ano), que visa abordar vários temas relacionados ao câncer, ciência e saúde, podendo assim estimular os alunos através da produção de redações a conhecerem e investigarem o assunto proposto dentro dessa temática.

 

Objetivo

Difundir o conhecimento, popularizar a ciência e estimular jovens talentos na investigação científica para que no futuro, estes possam gerar conhecimento e inovações que beneficiem toda a sociedade.

 

Metodologia

Este concurso é realizado com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que conta com 91 Diretorias Regionais de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação de Barretos. Estas recebem as redações das escolas da sua região selecionando-as e enviando-as à Banca de Avaliação do Hospital de Amor de Barretos, a qual realiza a seleção classificando os 5 finalistas. Os finalistas são premiados com três dias de estágio no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Amor de Barretos, onde desenvolvem várias atividades científicas e laboratoriais, além de serem estimulados a respeito da conscientização sobre os fatores ambientais que provocam o câncer e medidas de prevenção. O primeiro colocado também é premiado com um notebook, assim como o seu professor orientador e o restante dos finalistas são premiados com tablets.

 

Resultados

No ano de 2018, O Concurso de Redação contou com a participação de 65 Diretorias de Ensino, 380 escolas, onde foram produzidas 19.438 redações.

 

2019

 

2018   2017   2016
             
         
2015    2014     2013