'IV Festival Cuidar' é realizado para dismistificar os cuidados paliativos

 

Com o objetivo de desmistificar o que são os cuidados paliativos e fazer com que as pessoas entendam melhor sobre o tema, lidando com as perdas e convivendo com essa realidade de maneira mais natural, o Hospital São Judas Tadeu, a unidade de cuidados paliativos e atenção ao idoso do Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com o Núcleo de Educação em Câncer (NEC), realizou o “IV Festival Cuidar”.

O evento, que aconteceu no Jockey Club de Barretos, teve como tema este ano “Cuidando do Idoso com Câncer – Um Ato de Amor e Dignidade”. O evento contou com a participação de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, das quatro escolas municipais e estaduais de Barretos e região que mais arrecadaram óleo ao Hospital. Foram doados 7.214 litros.


No encontro, os estudantes realizaram apresentações culturais de dança, música e teatro, e também participaram de uma gincana. “O Festival Cuidar oferece a estes jovens a oportunidade de vivenciar na prática, mesmo que brevemente, a importância dos cuidados paliativos, para que posteriormente, estejam aptos a multiplicar este conhecimento junto à sociedade”, afirma o coordenador do NEC, Gerson Vieira.

 

Para a enfermeira coordenadora do Hospital São Judas Tadeu, Verônica Faustino, a ação ajuda os estudantes a entenderem melhor o que significa a instituição. “A perda de um ente querido é um momento difícil, mas um processo natural. E essa ação prepara os alunos para isso", disse.