Hospital de Câncer de Barretos apresenta o projeto 'Crianças como Parceiras'




O Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Câncer de Barretos lançou o projeto “crianças como parcerias” que tem o objetivo de desenvolver programas de prevenção de câncer junto às escolas do ensino fundamental, através da educação, ensinando sobre estilo e hábitos de vida saudáveis para a diminuição de riscos potenciais do câncer.


A ação tem como prioridade atingir as crianças de 6 a 10 anos de idade e vai funcionar através de uma plataforma digital lincada ao site da instituição, em que a escola interessada em participar poderá se cadastrar e acessar o material.

"Nós visamos que as crianças atuem como mini agentes de saúde propagando o conhecimento entre sua família e comunidade. Assim, as ações preventivas desde a infância tornam-se prioritárias dentro de uma cultura da antecipação, pois, nesse sentido, a escola constitui-se num centro de ensino/aprendizagem, convivência e crescimento, na prática de valores fundamentais para o resto da vida com qualidade e prática cidadã”, afirma o coordenador do NEC, Gerson Vieira.

Nesta quinta-feira (02.06) foi lançada a primeira etapa do “Crianças como Parceiras” em formato piloto com dez escolas parceiras dos municípios de Barretos e de Ipuã. O lançamento nacional está previsto para o ano que vem. O projeto tem apoio do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região de Campinas.