Oficina de automaquiagem eleva a autoestima de pacientes em tratamento




Há 10 meses, a dona de casa de Barretos (SP) Maria Aparecida de Freitas descobriu um câncer de mama. Vaidosa, ela sempre teve o sonho de saber se maquiar, mas achou que a doença poderia deixar essa vontade de lado. “Eu saía de casa com qualquer coisa no rosto, não sabia como fazer e o que ia combinar comigo”, disse.

Desde que começou a quimioterapia após uma mastectomia em março deste ano, dona Cida, como é conhecida pelos amigos, perdeu os cabelos, e viu a sua autoestima diminuir durante o tratamento.

Pensando em pacientes como ela, o Hospital de Câncer de Barretos realizou nesta quarta-feira, 1º de julho, pela primeira vez, a oficina de automaquiagem “De Bem com Você – a Beleza Contra o Câncer”, destinado às mulheres em tratamento oncológico visando melhorar a parte emocional dessas pacientes. A iniciativa gratuita é uma parceria entre a instituição, o Instituto Avon e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Instituto ABIHPEC).

Para que essas mulheres aprendam a se maquiarem da melhor maneira possível, foram capacitados maquiadores voluntários para que pudessem ensiná-las. Uma delas foi Juliana Sarri. “Eu tive pessoas da família que tiveram câncer e sei o quanto isso é difícil e mexe tanto com a família quanto com o paciente. Há muitos anos eu faço prevenção aqui no Hospital e hoje eu estou aqui para ajudar. Eu amo maquiar. Estou saindo daqui renovada e dando mais valor a vida”, contou.

Os profissionais tiveram a orientação da maquiadora profissional Sonia Sawicki. Há quatros anos ela participa do projeto em várias cidades do Brasil. “É algo singular, único. É uma troca de sensações. Toda vez que estou no “De Bem Com Você – a Beleza Contra o Câncer” eu tenho uma surpresa. Isso modifica a autoestima delas e mostra uma nova qualidade de vida.”

Para a psicóloga do Instituto de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos Kamila Panissi, eventos como o realizado pela instituição em parceria com o Instituto Avon e o Instituto ABIHPEC, ajudam as pacientes a superarem a dificuldade do tratamento. Segundo Kamila, o projeto mostra que elas podem se cuidar, mesmo com os efeitos colaterais causados pela quimioterapia, por exemplo.


As pacientes receberam dicas de maquiagem e também aprenderam truques para amarrar os lenços de várias maneiras. O “De Bem com Você – a Beleza Contra o Câncer”, criado em 2011, deve atingir a marca de 2 mil mulheres atendidas até o fim deste ano.

“Além das orientações passadas pelos voluntários, durante as oficinas acontece naturalmente uma integração entre as participantes. Elas trocam experiências, superam juntas algumas barreiras, como a eventual vergonha da cabeça raspada e o uso da peruca, e concluem as oficinas felizes”, conta Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC.

De acordo com o médico e diretor-técnico do Hospital de Câncer de Barretos, Edmundo Mauad, a parceria entre a instituição e as duas empresas é algo “fantástico” e que só vem a somar para que o Hospital continue sendo excelência em humanização.

“Nós sabemos da importância que um dia como esse tem e queremos que as pessoas em tratamento se sintam com autoestima elevada. Não é porque perderam os cabelos, que deixaram de ser mulher, de ser femininas e de se sentir bonitas”, explicou o diretor-executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani.

A carioca Adelma Portugal descobriu um tumor na mama há quatro meses após uma cirurgia plástica. Mesmo com o tratamento, com a perda dos cabelos, ela não deixa de se sentir bela todos os dias. “Eu levanto da cama, já me arrumo, passo a maquiagem e escolho um lenço bem bonito. Acordo feliz e linda”, afirmou.