Entrar


Entrar

Cirurgia

O que é cirurgia?

 Cirurgia é um tipo de tratamento em medicina que consiste em realizar operações no corpo do paciente em ambiente adequado e com material e equipe também adequados. É o principal tratamento para o câncer. Quando indicada, sua finalidade é remover o tumor cancerígeno em sua totalidade com intenção de que não volte mais. Deve ser realizada sempre sob anestesia que poderá ser local, na espinha (raqui) ou geral.

Quando e para quem é indicada? 

 No caso do câncer é indicada para alguns tipos de tumor, em especial, nos tumores iniciais ou naqueles que não respondam a outros tratamentos como radioterapia ou quimioterapia. Geralmente é recomendada para os pacientes nas seguintes condições: saudáveis, com poucas doenças ou que ao menos estas doenças estejam controladas (pressão alta, diabetes, problemas do coração ou dos rins, dentre outras).

Quais são os cuidados necessários durante o tratamento?

 Manter uma alimentação adequada; repouso; obedecer às medicações orientadas pelo médico; não fumar ou beber; e manter a higiene e limpeza das feridas cirúrgicas com curativos adequados, são essenciais para uma rápida cicatrização e boa recuperação.

 

Quais são os efeitos colaterais?

 Dependerá do tipo de cirurgia realizada e do órgão operado. Em geral, um sintoma comum a todas as cirurgias é a dor do pós-operatório, geralmente na região operada e nas cicatrizes. Outros sintomas podem ser: falta de apetite, dor para caminhar ou fazer esforço, alteração do hábito intestinal, pneumonia, febre, perda de peso, infecção das feridas (quando houver), infecção dos pulmões e trombose nas veias da perna.  

Como amenizar os efeitos colaterais?

 Seguir adequadamente as orientações médicas, limpeza das feridas, curativos adequados, alimentação adequada, uso de antibióticos quando indicado, uso de remédios para combate à dor, não fumar, não beber, repouso, hidratar-se, fisioterapia em algumas situações e manter interação social com a família e amigos é essencial para prevenir problemas e se restabelecer rapidamente.