Entrar


Entrar

Câncer de Tireóide

O que é câncer de tireoide?

O câncer de tireoide é um tumor maligno da glândula tireoide que fica localizada no pescoço e que tem como função produzir hormônios. É um tumor mais frequente nas mulheres e tende a ser mais agressivo em pessoas acima de 45 anos. Estes tumores são formados por células que se multiplicam rapidamente e descontroladamente destruindo os órgãos e se espalhando para os linfonodos do pescoço (ínguas) ou para os pulmões.

Quais são os fatores de risco?

História de irradiação na tireoide (como nos trabalhadores com Raios X sem proteção ou nos expostos a materiais radioativos) e fatores genéticos são as principais causas para este tipo de tumor.

Quais são os sinais e sintomas?

Geralmente o câncer de tireoide manifesta-se como nódulos na glândula tireoide ou como um aumento em seu volume. Geralmente este aumento é benigno, mas são necessários alguns exames para um diagnóstico preciso. Rouquidão, dificuldade para engolir e para respirar, além de aumento dos linfonodos do pescoço (ínguas) são sintomas que poderão estar presentes.

Como prevenir este tipo de câncer?

Proteger-se ao ser submetido à irradiação, atitude que é válida em especial para aqueles profissionais que lidam com irradiação de forma continuada.

Como é o tratamento?

O tratamento do câncer de tireoide pode ser cirúrgico, com iodo ou com  radioterapia,  dependendo de cada situação.

Saiba mais:

O que é Câncer de Tireóide?

Como posso previnir e detectar o Câncer de Tireóide?

Como é o tratamento de Câncer de Tireóide?

Orientações para cirurgia de tireóide

Orientações para o autoexame de tireóide