Entrar


Entrar

Câncer de Pulmão - Diagnóstico

07 – Como é realizado o diagnóstico de câncer de pulmão?

O diagnóstico definitivo de câncer somente pode ser feito através do exame anatomopatológico, ou seja, é necessário obtenção de uma amostra de tecido para que se possa fazer um exame da célula pelo médico patologista e assim definir o tipo de tumor que a pessoa apresenta.
 
Esta amostra de tecido é obtida através da biopsia que consiste na retirada de um pequeno fragmento da lesão suspeita.
 
A biopsia pode ser obtida através da:
 
Broncoscopia: Exame endoscópico que consiste na introdução de aparelho fino e flexível através da via aérea, permitindo a visualização do caminho que percorre o ar para os pulmões. A biopsia já é automaticamente solicitada nos casos que indicam alguma alteração.
 
Biopsia por agulha: Feita com anestesia local e com auxilio da tomografia, o radiologista pode alcançar a lesão com uma agulha e obter uma biopsia.
 
Toracoscopia (vídeo): Procedimento cirúrgico através do qual um tubo é introduzido dentro da cavidade torácica e com o auxílio do vídeo pode-se avaliar a cavidade torácica e, eventualmente, obter material para biopsia.
 
Mediastinoscopia: Procedimento cirúrgico realizado através de um pequeno corte no pescoço, alcançando alguns locais dentro do tórax para obtenção de material para biopsia.  
 
Toracocentese: Procedimento simples com o qual se retira um pouco de liquido nos casos de aparecimento do líquido no pulmão (também conhecido por derrame pleural).

Saiba mais:

    Como funciona o pulmão?/ O que é o câncer de Pulmão

    Quais os tipos de câncer de pulmão?

    Quais são os sintomas de câncer de pulmão?

    Qual a melhor forma de prevenção?

    Quais são os fatores de risco?

    Como é realizado o diagnóstico de câncer de pulmão?

    Como é avaliado o estadiamento do câncer de pulmão?

    Como é realizado o tratamento de câncer de pulmão?