Entrar


Entrar
Erro
  • JFolder::files: O caminho não é um diretório. Caminho: /home/hcancer/public_html/images/fotos/talento-rosa-2019/Poesias/EMEB-Joaquim-Miguel-dos-SantosAviso
    • JW_SIG_PRG

Câncer de Pele Melanoma

O que é câncer de pele melanoma?

É um câncer menos comum da pele, porém com maior risco de espalhar para outros órgãos e se tornar fatal. Ele tem origem nas células que dão o pigmento (cor) da pele - os melanócitos e representam cerca de 5-6% dos tumores da pele.

Quais são os fatores de risco?

Estão mais expostas as pessoas que tenham a pele, cabelos e olhos claros, além de múltiplas pintas no corpo. A exposição solar é um importante fator de risco, principalmente as queimaduras solares.

Quais são os sinais e sintomas?

Em muitos casos, os melanomas se desenvolvem a partir de uma pinta já presente, mas muitas vezes aparecem em um local sem que exista uma lesão escura antes. Normalmente no início é uma pinta irregular, que utilizamos a regra do ABCDE para sugerir o diagnóstico: A - Assimetria; B - Bordas irregulares; C- Cores diversas; D -Diâmetro maior que 6mm (tamanho da largura de um lápis ou caneta) e E - Evolução (mudanças na lesão). Se não tratado pode apresentar nódulos, área ferida com sangramento, coceira e evoluir para nódulos linfáticos e em outros órgãos.

Como prevenir este tipo de câncer?

Os cuidados são semelhantes aos outros tumores de pele. Porém, sabe-se que as queimaduras solares, devido à exposição intensa - com inflamação e descamação da pele - é um fator determinante de risco.

Como é o tratamento?

O tratamento do melanoma envolve cirurgia na maioria das vezes. Em casos avançados pode ser necessário tratamentos como radioterapia, quimioterapia e outros. Nos casos diagnosticados precocemente a cirurgia é simples, de pequeno porte e não necessita complementação com outras terapias.