Entrar


Entrar

Como devo me alimentar após ter um câncer oral?

Após passar por uma cirurgia e um tratamento do câncer oral, a dieta adquire um papel importante na recuperação.

Quando se tem câncer oral, as dificuldades para alimentar-se podem aumentar. Problemas de deglutição, vômitos, nausea indisposição, boca seca e falta de apetite, podem ocorrer. Portanto, é muito importante que você conte seus problemas para a sua equipe médica, pois eles podem sempre oferecer alternativas que podem melhorar sua qualidade de vida.

Veja abaixo uma lista para escolher os alimentos certos de acordo com seus sintomas:

Boca machucada:

Se sua boca estiver machucada, você deve evitar comidas pontudas, duras como batatas chips.

Boca seca:

Se entre os sintomas você se sentir com a  boca seca é ideal o consumo de comidas macias com molhos, caldos, sopas, milkshakes ou vitaminas. Manter a boca seca aumenta o risco de cáries dentárias.

Problemas em engolir – Se o paciente tiver problemas em engolir, o médico e/ou o nutricionista, irão encaminhar uma dieta específica e sugerir a alimentação por um tubo ligado ao estômago, através de uma incisão no abdômen ou  que coma os alimentos na forma líquida.

Reconstrução:

Muitas pessoas com câncer oral precisam fazer cirurgias plásticas corretivas ou a reconstrução de uma parte do corpo. Para realizar esse procedimento, pode-se reconstruir a parte afetada com músculos, ossos e tecidos deslocados de uma parte do corpo para outra.   

Para todos os tipos de cirurgias de reconstrução, você deve sempre consultar um cirurgião plástico depois que o tratamento para câncer oral começar. Você pode realizar a reconstrução simultaneamente com o tratamento ou realizar o procedimento depois de terminá-lo. É sempre necessário conversar com o médico responsável por seu tratamento.

Reabilitação:

Se o câncer oral interferir em sua fala, você deve procurar um fonoaudiólogo para lhe auxiliar. Com exercícios diários, sua voz e sua habilidade para falar irão retornar. Alguns pacientes vão precisar de próteses para que eles possam falar e comer.

Saiba mais:

Câncer de Cabeça e Pescoço

Quais são os fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço?
 
Como prevenir o câncer de cabeça e pescoço?
 
Quais são os sinais e sintomas do câncer de boca e garganta?
 
Quais são os tumores malignos relacionados a cavidade bucal?
 
Quais são os tumores relacionados a região do pescoço?
 
Quais são os tumores malignos relacionados a cavidade bucal?
 
Como realizar o diagnóstico de câncer da garganta?
 
Como realizar o diagnóstico de câncer de boca?
 
Como ocorre o tratamento de cabeça e pescoço?
 
Como devo me alimentar após ter um câncer oral?
 
Como ter uma vida saudável após ter câncer de cabeça e pescoço?