Câncer de Boca

O que é câncer de boca?

Câncer de boca é um tipo de tumor maligno que pode se desenvolver nas estruturas que fazem parte da boca a língua, as gengivas, as bochechas e o palato (céu da boca). Estes tumores são formados por células que se multiplicam rapidamente e descontroladamente destruindo os órgãos e se espalhando para os linfonodos do pescoço (ínguas).

Quais são os fatores de risco?

Os hábitos de fumar e beber são as principais causas. Cigarro, charuto, cachimbo e maconha estão envolvidos na formação do câncer de boca. As bebidas alcoólicas, em especial as destiladas, quando associadas ao tabagismo podem aumentar em até 4 (quatro) vezes o risco de câncer de boca. Outras causas relatadas são condições ruins de higiene da boca, alimentação pobre em frutas e verduras frescas e fatores genéticos.

Quais são os sinais e sintomas?

O câncer de boca geralmente apresenta-se como uma área endurecida, com uma ferida no centro, sangrante. Geralmente é muito doloroso prejudicando a fala e a alimentação. Outros sintomas são: aumento dos linfonodos do pescoço, dor de ouvido, dor de garganta e dentes amolecidos.

Como prevenir este tipo de câncer?

Não fumar, beber o mínimo ou não beber, cuidar bem da higiene da boca, visitas frequentes ao dentista para cuidados dentários e alimentação rica em frutas e verduras minimizam muito a chance de uma pessoa ter câncer de boca.

Como é o tratamento?

O principal tratamento do câncer de boca é com a cirurgia. Quando os tumores estão em uma fase avançada é necessário uma combinação de tratamentos como cirurgia, radioterapia e até quimioterapia.