Entrar


Entrar

Prevenção do Câncer Oral

O que é boca?

A boca é um órgão do corpo humano, constituída por dentes, língua, mucosa bucal, gengivas, palato duro e mole e assoalho da boca, onde acontece o processo de mastigação e inicia o processo de digestão. 

O que é câncer de boca?

O câncer de boca inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, palato mole e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas de pele branca, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas (pessoas que fumam) e os riscos aumentam quando o tabagista também é alcoólatra.

O que causa câncer de boca?

Os fatores de risco para o câncer de boca são fatores de risco ambientais ou comportamentais, ou seja, podem ser evitáveis. Homens e mulheres acima de 40 anos, que fumam (qualquer tipo de cigarro), consomem bebida alcoólica precisam estar atentos. Outros fatores de risco são má higiene bucal, próteses que machucam, dentes quebrados, outras irritações e infecção por HPV (pacientes jovens). Para o câncer de lábio ficar constantemente exposto ao sol sem a devida proteção.

Quais são os sintomas da doença?

Feridas que se assemelham a uma “afta” mesmo que não doa e não cicatrizam em até 20 dias. Caroços, inchaços e endurecimentos que não desaparecem ou manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou escuras nos lábios ou na mucosa interna da boca. Nos estágios mais avançados, dificuldade de falar, engolir, mastigar, movimentar a língua e apresentar um emagrecimento acentuado.

Como é feito o diagnóstico?

O exame clinico intra bucal, realizado pelo dentista para diagnosticar a presença de lesão que pode ser o inicio de um câncer ou uma lesão pré-maligna. Quando diagnosticado uma lesão é necessário a realização de exames complementares para confirmar um diagnostico. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem bebida alcoólica devem estar sempre atentos e realizar um exame com dentista pelo menos uma vez ao ano.

O câncer de boca tem cura?

Sim, quanto antes detectado maior as chances de cura.

Como é feito o tratamento?

A cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos).

Como se prevenir?

Não fumar e evitar o consumo de bebida alcoólica são os principais fatores de prevenção. Um outro fator importante é ter uma boa higiene bucal, consultando um dentista uma vez ao ano para evitar próteses mal adaptadas, dentes quebrados e outras irritações. Ter uma alimentação saudável consumindo frutas e verduras também é importante para prevenção. Em relação à prevenção do câncer de lábio, é importante a proteção dos raios de sol usando chapéu de aba larga, protetor labial e protetor solar sempre que se expor ao sol por um longo período de tempo.

Onde fazer exames preventivos?

As Unidades Fixas do Hospital de Câncer de Barretos (Departamento de Prevenção – Pavilhão Ivete Sangalo) e a Unidade Fixa de Fernandópolis oferecem exames clínicos para detecção de Câncer Bucal. Podem realizar este exame pessoas com mais de 40 anos de idade, que fumam e/ou bebem bebidas alcoólicas, ou que abandou estes vícios até 10 anos. Mesmo que não tenha mais dentes ou use dentadura deve-se fazer este exame. Para realizar os exames procure estas unidades fixas portando os seguintes documentos: R.G., cartão SUS, CPF e comprovante de residência.