Ambulatórios

Subespecialidades

            O Departamento de Oncologia Clínica encontra-se subdividido em especialidades secundárias e segue uma tendência mundial dos grandes centros de tratamento do câncer. O volume de informação sobre oncologia clínica é crescente, principalmente no que se refere aos ensaios clínicos (Clinical Trials) que definem o papel de novas drogas e abrem a esperança de novas armas de tratamento contra o câncer. Somente em 2012, mais de 8.000 publicações científicas com o termo “clinical trials” puderam ser encontradas no PubMed. Dessa forma, um grupo de Oncologistas Clínicos dedicados a atender um grupo específico de cânceres, aumenta a capacidade de atender o paciente com atualização médico-científica mais apropriada. A dinâmica de trabalho é baseada no atendimento em “workstation” multidisciplinar, onde Oncologistas Clínicos trabalham e atendem os pacientes no mesmo espaço físico em que o atendimento é feito por outras especialidades, como a Cirurgia e outros. Além disso, o consultório médico é usado estritamente para ouvir, examinar e orientar o paciente, ficando a “workstation” destinada aos registros médicos, análise de exames e discussão dos casos. Assim é assegurada a multidisciplinariedade e um fluxo de condutas médicas mais dinâmico. 

Existem atualmente seis subespecialidades no Departamento de Oncologia Clínica:

  • Grupo de Tumores da Mulher - atualmente é composto por cinco oncologistas clínicos dedicados a atender os casos de câncer de mama, da cérvix uterina, do corpo do útero, de ovário e câncer de vulva/vagina.
  • Grupo de Tumores Genitourinários - atualmente é composto por três oncologistas clínicos dedicados a atender os casos de câncer de próstata, bexiga, rim, testículo, pênis, tumores da Adrenal e Tumores de Origem Primária Desconhecida.
  • Grupo de Tumores do Aparelho Digestivo - atualmente é composto por quatro oncologistas clínicos dedicados a atender os casos de câncer coloretal, de esôfago, de estômago, de pâncreas e vias biliares, de canal anal, Tumores Neuroendócrinos e GIST.
  • Grupo de Tumores da Cabeça e Pescoço - atualmente é composto por dois oncologistas clínicos dedicados a atender os casos de câncer com origem primária na cabeça e pescoço.
  • Grupo de Tumores do Tórax - atualmente é composto por dois oncologistas clínicos dedicados a atender os casos de câncer de pulmão, pleura e mediastino.
  • Grupo de Tumores do Tecido Conjuntivo, Pele e Sistema Nervoso Central - atualmente é composto por um oncologista clínico dedicado a atender os casos de Sarcomas Ósseos, Sarcomas de Partes Moles, Melanoma e Gliomas.

Centro Infusional

            Este serviço atende à demanda do Departamento de Oncologia Clínica. É o espaço destinado à administração das drogas antineoplásicas prescritas pela equipe médica, assim como ratificação das orientações e cuidados especiais do paciente ambulatorial tratado. A área física destinada ao Centro Infusional ambulatorial é de 1510 m2. Ao todo, são seis salas com 60 poltronas reclináveis e 20 leitos para administração de quimioterapia ao paciente. Uma equipe de enfermagem treinada e especializada atende e supervisiona todos os casos, além de manter contato direto com a equipe médica e Farmácia de manipulação das drogas, zelando pela segurança do paciente e ao pronto-atendimento em casos de reações adversas ao tratamento.