Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

“Concurso de Redação 2018”: HA divulga os vencedores da 6ª edição do evento

 

 
O 6º Concurso do Redação do Hospital de Amor, ação promovida pelo Núcleo de Educação em Câncer (NEC) da instituição, com apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo foi um sucesso: foram recebidas 19.348 redações, quase o dobro da edição de 2017. Diante desse número expressivo, cinco se destacaram e foram premiados em uma cerimônia realizada no último dia 1º de agosto.
 
Voltados para alunos regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de São Paulo e escolas privadas de Barretos, o concurso tem como objetivo difundir o conhecimento, popularizar a ciência e estimular jovens talentos a gerar inovações que beneficiem toda a sociedade.
 
O tema escolhido para 2018 foi “Câncer de Pele: um olhar para a sua pele pode mudar a sua vida”. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer do Brasil (INCA), dos 600 mil casos de câncer diagnosticados por ano no Brasil, 200 mil são tumores cutâneos. O custo anual do tratamento do câncer de pele é estimado em mais de 1 bilhão de dólares.
 
De acordo com o coordenador do NEC, Gerson Vieira, a atividade foi dividida em etapas locais, regionais e estaduais. Os textos tinham que ser inéditos e destacar os principais fatores que desencadeiam a doença, seus grupos de risco e as possibilidades de prevenção e diagnóstico precoce. “As redações passaram por uma banca de professores que avaliaram critérios como: criatividade, relevância, organização de texto, ortografia e gramática da língua portuguesa”, afirmou.
 
Os autores das cinco melhores redações ganharam três dias de estágio no Hospital de Amor, participando do desenvolvimento de várias atividades científicas e laboratoriais. Além disso, o primeiro colocado e seu professor orientador receberam um notebook, e os demais foram contemplados com um tablet. Na edição deste ano, extraordinariamente, uma aluna da cidade de Brasília (DF), que também participou e venceu um concurso do mesmo gênero em seu município, apoiado pela equipe do hospital, integrou o grupo. Júlia Nunes Araújo, que estuda no SESC Brasília, teve a oportunidade de se juntar aos vencedores para vivenciar essa experiência única nos laboratórios do HA.
 
A Dirigente Regional de Ensino, Solange de Oliveira Bellini, compareceu à premiação (representando o secretário da educação do estado de São Paulo, João Cury Neto) e agradeceu a participação e o empenho das escolas e dos alunos. “Agradecemos aos pais, por confiarem na Secretaria de Educação, no Hospital de Amor e nos seus filhos. Agradecemos às diretorias de ensino, pelas quase 20 mil redações enviadas, e a dedicação das escolas e professores em abraçar essa causa. O nosso trabalho é servir com amor! Estamos popularizando a ciência e essa é nossa obrigação”, finalizou.
 
Confira os vencedores de 2018 são:
1º Lugar
Aluna: Flávia dos Santos Oliveira
Professora: Rosinete Ferreira Machado
Escolar: E. E. Prof. Paulo Francisco de Assis
Cidade:  Barra do Chapéu
Diretoria de Ensino: Apiaí
 
2º lugar
Aluna: Beatriz Pires Rodrigues
Professora: Mirna Aparecida H. Corcioli
Escola: E. E. Profª Alva Fabri Miranda
Cidade: Pederneiras
Diretoria de Ensino: Jaú
 
3º lugar
Aluna: Ami Santos Aikawa
Professora: Danilia Martim Costa Guilhem
Escola: E. E. Prof. Itael de Mattos
Cidade: Santa Fé do Sul
Diretoria de Ensino: Jales
 
4º Lugar
Aluna: Julia Maria Duarte Romero
Professora: Claudia R. G. Sabatin B.
Escola: E. E. Sebastião Almeida Oliveira
Cidade: Votuporanga
Diretoria de Ensino: Votuporanga
 
5º lugar
Aluna: Emily Cristiane Queirone
Professor: Douglas Pereira Compeu
Escola: E. E. Profª Isabel Cristina Fávaro Palma
Cidade: Tejupá
Diretoria de Ensino: Piraju
 
Resultados
Em 2017, o Concurso de Redação obteve a adesão de 43 Diretorias Regionais do Estado de São Paulo, contabilizando 11.041 redações produzidas e a participação de 378 docentes e 195 escolas. Já em 2018, o número total de redações quase que dobrou: foram 65 Diretoriais Regionais do Estado de São Paulo participando, com 683 docentes e um total de 19.348 textos.
 
Oportunidade internacional
Durante o evento, as cinco finalistas do concurso e outros 22 alunos da região de Barretos que produziram as melhores redações de suas escolas também receberam um convite muito especial: serem embaixadores do Shade Up Brasil, um programa de prevenção de câncer de pele promovido pela Fundação NYDG, de Nova Iorque (EUA).