Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

Hospital de Amor realiza cirurgia pioneira no Brasil para tratamento de câncer de mama

 

O departamento de mastologia do Hospital de Amor (HA) deu mais um grande passo no tratamento contra o câncer de mama. O que antes podia levar horas, ser doloroso e deixar grandes cicatrizes, hoje pode ser resolvido com apenas um ‘furinho’ na axila. A chamada ‘Mastectomia Endoscópica’ é um procedimento que consiste na realização de uma cirurgia minimamente invasiva, no qual a mama diagnosticada com câncer é removida e reconstruída, com um implante de silicone, através de uma pequena incisão na cavidade localizada abaixo do ombro.

Esse tipo de cirurgia já é realizado em alguns países do mundo, como Japão, Itália, França e Turquia, mas é considerado pioneiro no Brasil.

De acordo com o médico coordenador do departamento de Mastologia da instituição, Dr. Gustavo Zucca, a intervenção diferencia-se da convencional, principalmente, no que diz respeito aos equipamentos. “Utilizamos o auxílio de pinças, através de um mecanismo chamado ‘single port’ (portal único, ou seja, único corte). São equipamentos endoscópicos adaptados para cirurgia da mama, o que supostamente implica em uma menor incisão e um menor trauma”, afirmou.

Quem pode se submeter a esse procedimento?
Neste primeiro momento, o departamento de mastologia está em processo de aprimoramento deste procedimento, por esse motivo, estão sendo selecionadas apenas pacientes que possuem mamas de pequeno volume e que necessitem de uma cirurgia de mastectomia redutora de riscos. Mas a expetativa é mais audaciosa: “Espera-se que para o futuro, toda paciente, exceto as que tenham algum tipo de comprometimento tumoral de pele, seja favorecida por este tipo de abordagem no Hospital de Amor”, declarou Dr. Zucca.