Entrar


Entrar

Você esta aqui: Institucional

Faça sua Doação, Salve Vidas

 

Instagram

Galeria de Vídeos

OncoEventos

'Novembro Azul' tem início no HCB, trazendo a conscientização sobre o câncer de próstata

 

 

Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, o que representa 28,6% dos casos de câncer no homem (excluindo-se os tumores de pele). Por conta disso, como acontece com outras doenças, o diagnóstico precoce está relacionado com a diminuição da mortalidade.

Assim como o ‘Outubro Rosa’, mês de conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama, em novembro, acontece o ‘Novembro Azul’. A ação visa desmistificar os exames preventivos de câncer de próstata e mostrar aos homens o quanto esse cuidado é essencial. Durante todo o período, lugares em todo o mundo ganham iluminações de prédios e monumentos, palestras e mobilizações em locais de grande circulação de pessoas como estradas, estádios e autódromos, e apoios de instituições e personalidades lembram a importância da realização de exames preventivos. Apenas em 2015, por meio de 463 ações, o Novembro Azul impactou 87 milhões de pessoas no Brasil.

Para celebrar o início do mês de prevenção ao câncer de próstata, o Hospital de Câncer de Barretos esclareceu inúmeras dúvidas que cercam o tema. Confira:

- O que é a próstata?
A próstata é uma glândula masculina localizada na parte baixo do abdômen, em uma região bem abaixo da bexiga e à frente do reto. Parte do sistema reprodutor masculino, ela produz e armazena uma porção do fluído seminal.

- O que é câncer de próstata?
O câncer de próstata é um tumor maligno mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. A população negra constitui um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

- Quais os principais sintomas do câncer de próstata?
O principal problema do câncer de próstata é que ele é uma doença silenciosa, pois surge em uma região da próstata que não costuma causar sintomas. Conforme a doença progride, surgem sinais, tais como: dificuldade para urinar, retenção urinária aguda, insuficiência renal, sangramento na urina, emagrecimento, dores nos ossos e até fraturas.

- Há medidas de prevenção para a doença?
Sim. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o exame de rastreamento para o câncer de próstata através do toque retal e do PSA (exame de sangue que permite detectar a doença) para todos os homens com idade acima de 50 anos. Os indivíduos com fatores de risco para o câncer de próstata, como ter a pele negra e antecedente familiar da doença, deverão iniciar o preventivo de próstata aos 45 anos de idade. A periodicidade em se realizar o exame novamente depende de uma análise dos fatores de risco, do PSA e da idade do homem.
Além disso, seguir uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais, baixa gordura animal, chá verde, vitaminas A e D, selênio (presente na castanha do Pará) e tomate (fonte de licopeno); praticar pelo menos 30 minutos de atividade física diária; evitar o consumo de álcool e evitar o tabaco, são importantes atitudes preventivas.

- Como se dá o tratamento da enfermidade?
O tratamento da doença leva em conta o estadiamento clínico (localizada na próstata ou metastática), a idade do paciente e sua opinião em relação ao tratamento diante das possíveis repercussões. Pode envolver o uso de cirurgia (Prostatectomia radical - que é a retirada da próstata por via aberta, laparoscópica, perineal ou robótica; ressecção endoscópica de tumor de próstata; castração cirúrgica), de radioterapia (externa ou braquiterapia), bloqueio hormonal medicamentoso, quimioterapia ou imunoterapia.

- O câncer de próstata tem cura?
Sim. Quanto mais cedo o tratamento foi indicado, melhores serão os resultados.

- Onde realizar exames preventivos de próstata?
Os homens que desejarem realizar o exame de prevenção do câncer de próstata devem procurar um urologista para que seja colhida uma história clínica, seja solicitado o exame de PSA e seja feito o exame de toque retal. Tanto o SUS, quanto a rede privada de assistência médica, podem oferecer esses tipos de serviços.